11-alimentos-detox

11 ALIMENTOS QUE AUXILIAM NA DETOX

Com o estilo de vida atual, baseado no consumo de alimentos industrializados, com agrotóxicos, hormônios e aditivos alimentares, exposição à poluição, estresse e o uso de diversos medicamentos, estamos cada vez mais expostos aos xenobióticos, que são substâncias estranhas ao organismo.

Diversos estudos relacionam a ingestão de toxinas com o desenvolvimento de doenças autoimunes, como câncer, diabetes, infertilidade e problemas na tireoide.

A dieta de detoxificação, ou simplesmente detox, tem por objetivo promover a eliminação de toxinas, visando diminuir os impactos negativos desses xenobióticos ao organismo.

Veja abaixo alimentos que não podem ficar de fora da sua dieta detox:

Couve: a couve é rica em antioxidantes e em vitaminas A, C e E, em vitaminas do complexo B e em muitos minerais necessários para o processo de detox, como manganês e magnésio. A couve é também rica em clorofila, principal ingrediente do suco verde, que deve ser consumido pela manhã em jejum para auxiliar na desintoxicação do organismo.

Caso não consiga preparar o suco detox diariamente, opções mais práticas já estão disponíveis no mercado, como o Chá Verde e o Chá Branco Mundo Verde Seleção com sabor de frutas vermelhas, que auxiliam no processo detox, além de facilitarem o seu dia a dia pela praticidade proporcionada na forma de preparo.

Alho: é um alimento que possui enxofre em sua composição, auxilia na desintoxicação do organismo, além de ser anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano e antiviral. Deve ser consumido preferencialmente cru. Uma boa dica é amassá-lo e colocá-lo dentro de um recipiente com azeite.

Cebola: rica em vitamina C, em manganês e em vitaminas B6 e B9, é uma boa fonte de potássio. Tenha atenção especial para não descascar excessivamente a cebola, pois as substâncias benéficas estão presentes em suas camadas mais externas. A cebola pode ser adicionada diretamente em saladas.

Oleaginosas (castanha-de-caju, noz, castanha-do-brasil, amêndoa): são fontes de selênio, de manganês, de vitamina E, de minerais e de vitaminas importantes para o processo de desintoxicação. A recomendação diária é de uma porção de 30g.

Crucíferos: os crucíferos como brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete e repolho são ricos em enxofre, mineral que auxilia na detoxificação do organismo. Os crucíferos podem ser utilizados em receitas de saladas e em tortas salgadas. Na versão liofilizada, podem ser adicionados em sucos, em vitaminas e em sopas.

Gengibre, açafrão, cominho, pimenta, erva-doce: essas especiarias desempenham papel vital na desintoxicação de apoio (o que é esse &ldquode apoio&rdquo?), pois possuem ação anti-inflamatória e aumentam a imunidade. O gengibre pode ser utilizado na forma de chá ou adicionado em sucos, em vitaminas e em receitas de saladas.

Lentilhas: fornecem fibras solúveis e insolúveis, perfeitas para estabilizar o nível de açúcar no sangue, além de terem importante papel no processo de desintoxicação dos intestinos.

Limão e lima: as frutas são ricas em vitamina C e contêm compostos flavonoides únicos, que têm forte ação antioxidante e propriedades anticancerígenas.

Maçã: é rica em antioxidantes, em fibras e em vitamina C, além de apresentar excelentes resultados no consumo na dieta detox.

Probióticos: os probióticos são organismos vivos que, quando ingeridos em determinado número, equilibram a flora intestinal. Antes de iniciar uma dieta detox, é importante corrigir a disbiose, quadro caracterizado pelo aumento do número de bactérias patogênicas, para garantir a adequada absorção dos nutrientes que auxiliam no processo de detox.

Prebióticos: a farinha de banana-verde e a biomassa de banana-verde possuem amido resistente que apresenta ação prebiótica, ou seja, que fornece energia para que as bactérias benéficas se desenvolvam e formem colônias no intestino.

Além de todos esses alimentos, algumas dicas podem potencializar: o consumo de sal, muitas vezes esquecido nessa dieta, deve ser controlado, a fim de evitar aqueles inchaços frequentes com retenção de líquidos.

Agora que você já aprendeu quais são os alimentos para a sua dieta detox, não deixe de conhecer as nossas Cápsulas Detox Mundo Verde Seleção, que são à base de Chlorella e vão facilitar e potencializar os resultados.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

dicas-dia-masi-saudavel

10 DICAS PRA TORNAR SEU DIA MAIS SAUDÁVEL

Saiba como turbinar sua rotina de um jeito bem fácil.

SAIBA MAIS

APPS PARA VOCÊ TREINAR DE GRAÇA

Entrar em forma só com academia é coisa do passado.

SAIBA MAIS
shutterstock_343627055-(1)

BENEFÍCIOS DAS VITAMINAS E DOS MINERAIS

Você os conhece, mas sabe memso o que cada um faz no seu corpo?

SAIBA MAIS
11

DO NUTRICIONÊS PARA O PORTUGUÊS – DESVENDANDO O RÓTULO

Olhou o rótulo e não entendeu nada? Clique e entenda tudinho!

SAIBA MAIS
SJNM-DESVENDANDO-ROTULO
23

CONFIRA DICAS PRA MANTER O FOCO

Confira as atitudes pra ter rendimento máximo nos compromissos.

SAIBA MAIS

DICAS PARA CORRER NA RUA

Todo cuidado pra você praticar sua corrida sem se machucar.

SAIBA MAIS
09_22_quintablog

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.