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11 FORMAS DE AUMENTAR SUA ENERGIA

Disposição não é algo que esbanjamos em nossos dias, principalmente quando eles são recheados de estresse cotidiano; a maior parte do tempo estamos tentando nos manter acordados e realizar mil tarefas de uma só vez. Mas o cansaço, na maioria das vezes, vence e não é curado apenas com algumas horas e sono

A fadiga nos atrapalha física e emocionalmente, causa estragos no sistema imunológico e nos deixa mais suscetíveis à doença, depressão e condições crônicas, como doenças cardíacas. Quando a fadiga bate, você se sente cansado e, geralmente, recorre ao açúcar e à cafeína para se manter acordado. Essa dupla nem sempre é a melhor escolha, viu! Então, acompanhe abaixo outras formas de garantir disposição!

  1. Coma mais ferro

Alguns nutrientes como o ferro, principalmente para as mulheres, ajudam na sensação de mais fortalecimento. Nas mulheres é comum à deficiência de ferro, o que pode causar fadiga e prejudicar a resistência física e mental. O ferro é necessário para fornecer oxigênio às células e manter em dia nossa imunidade.

Fontes animais de ferro incluem carnes e ovos. Entre os vegetais estão os de cor verde escura, feijão, lentilhas e sementes de gergelim.

Dica: Procure comer vegetais fontes de ferro junto com alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, mamão, acerola e goji berry. O nutriente ajuda a aumentar a absorção do ferro.

  1. Faça as combinações corretas

Equilíbrio é a palavra chave e nosso corpo busca por ele constantemente. Experimente misturar uma fruta + um cereal integral + uma proteína magra + uma especiaria ou tempero.

Quer um exemplo? Uma maçã + um iogurte desnatado + aveia + canela. Com essa combinação você garante ao seu corpo carboidrato de boa qualidade, fibras, proteínas, vitaminas e minerais na dose certa!

  1. Cafeína

Cuidado. Para alguns momentos uma dose de cafeína se faz muito útil, mas, apesar dos benefícios, é válido deixar a cafeína um pouco de lado quando o cansaço bater. Ela dá uma energia ‘falsa’, porque é um estimulante, e depois de atingir um pico, você pode começar a se sentir ainda mais cansado.

  1. Não pule ou faça economia no café da manhã

É comum pensarmos que basta levantar e tomar um copo de leite que está tudo resolvido. Não limite sua primeira refeição. Lembra da nossa dica 2? Faça as combinações corretas. Adicione ao seu café frutas antioxidantes como cranberry, gojiberry, blueberry e gorduras de boa qualidade como as castanhas, nozes, sementes de girassol e sementes de abóbora.

  1. Comer mais comida de verdade

“Comida de verdade” significa o menor processamento possível, por exemplo, consumir cereais integrais em vez de batatas fritas ou bolachas processadas e frutas inteiras, em vez de suco de frutas. Os processos metabólicos do seu corpo irão agradecer e você sentirá isso na forma de energia!

Quando trocamos os alimentos processados por alimentos “de verdade” facilitamos o funcionamento do nosso corpo e isso pode facilitar até a perda de peso, ainda que comparando as calorias o alimento processado se mostre menos calórico que o in natura.

  1. Invista nos alimentos certos

Você pode fazer uma seleção de alimentos para consumir ao longo do dia e garantir disposição a todo o momento. Por exemplo, a maca peruana, uma raiz cultivada nas montanhas do Peru rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e E, zinco, ferro, magnésio, fósforo e aminoácidos. Açaí, ótimo repositor de perdas energéticas, rico em ferro, vitamina E, B1, B2 e C, potássio e cálcio, além do pigmento antocianina (confere a cor roxa violeta) que tem ação antioxidante. Chá verde, planta rica em polifenóis de ação antioxidante e cafeína, com ação estimulante.

  1. Beba água

O baixo consumo de água leva à desidratação, que causa fadiga. Para aumentar sua energia, é necessário ingerir água. A melhor forma de fazer isso é beber bastante água todos os dias. Consuma pelo menos 1,5 a 2 litros diariamente.

Quando se exercitar, lembre-se de tomar água a cada 15 minutos para reabastecer as reservas que você perde com o exercício; sempre aumente a quantidade de água que você bebe quando o clima ficar mais quente.

 

  1. Cuidado na escolha de barras de cereais e barras de proteínas

Você está no meio da correria e precisa de um lanche rápido logo pensa em “barrinhas”, mas atenção: ao escolher uma barra, ignore o que está na frente da embalagem e verifique a lista de ingredientes, se você sente que poderia comprar os ingredientes e fazer em casa, isso é ótimo, mas se lê como um experimento científico, com ingredientes que na maioria você não conhece, fuja. Com certeza esse experimento científico não irá agradar seu metabolismo e ele passará trabalho para tirar algum proveito disso.

  1. Gordura sim

Gordura é calórica e engorda, certo? Errado! Gorduras são sim mais calóricas que carboidratos e proteínas, mas não devem ser eliminadas de uma dieta saudável. Você precisa de gordura para absorver alguns antioxidantes importantes. Temos as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, que “se agarram” a gordura para serem absorvidas do trato gastrointestinal para o sangue, onde executam seu trabalho.

Dê preferência para alimentos com ácidos graxos ômega-3, como peixes, nozes, sementes de linhaça e chia; gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva, abacate, azeitonas, amêndoas e manteiga de amendoim; gorduras poliinsaturadas, como o óleo de soja, sementes de linhaça, leite de soja, e tofu.

 

  1. Coma alimentos da época

Os alimentos da época são mais ricos nutricionalmente, e melhor ainda se fazem parte de uma produção local, o que diminui o tempo de transporte e os riscos de perda, decorrente de mau armazenamento. Quanto mais nutrientes ingerimos, mais otimizamos os processos metabólicos de produção de energia.

  1. Congele os alimentos

Sabe aquela fruta que você compra e sabe que vai acabar deixando de comer porque amadurece rápido demais? Então, congelar é a melhor alternativa. O processo de congelamento bloqueia a atividade de algumas enzimas e evita a perda de vitaminas e minerais.

Alimentos congelados podem ser tão nutritivos ou até mais do que os frescos, mas aqui estamos falando de alimentos in natura que foram comprados e congelados e não das lasanhas e pastéis que compramos em caixas.

 

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