2v2

2/4 – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por desordens complexas no desenvolvimento cerebral, que se caracterizam por dificuldades na comunicação social e comportamentos repetitivos. Pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e atenção, distúrbios gastrointestinais, dentre outros.

Em relação à alimentação, principalmente na hora da refeição, são observados alguns aspectos como seletividade e recusa o que limita a variedade de alimentos, podendo levar a carências nutricionais, e desnutrição energético-proteica. Geralmente o momento da refeição é culminado com choro, agitação e agressividade.

Devido à ocorrência de distúrbios gastrointestinais, a ingestão de alimentos que contenham glúten, presentes no trigo, aveia, cevada e centeio, pois este nutriente pode causar danos às vilosidades do intestino, comprometendo a absorção de todos os nutrientes. Estudos apontam que além do glúten, a retirada da caseína (proteína presente no leite), também ajuda na melhora dos sintomas. É recomendada também uma dieta restrita em alimentos industrializados, já que estes possuem aditivos químicos e poucos nutrientes. Evitar a ingestão de açúcar refinado também pode contribuir para melhora dos sintomas.

Uma dieta a base de frutas, verduras, legumes, carnes brancas e gorduras de boa qualidade, vêm sendo apontada como a mais adequada na redução dos sintomas.

O autismo ainda não tem cura, mas a nutrição pode auxiliar na melhora da qualidade de vida do indivíduo portador do transtorno.

Receitas

Suflê de frango sem glúten e sem lactose

Rendimento: 3 porções

Valor calórico: 375 Kcal

Ingredientes:

  • ½ Kg de Peito de frango sem pele e desossado;
  • 1 xícara de chá de bebida vegetal (Pode ser arroz, amêndoas ou castanhas);
  • 3 ovos (claras e gemas separadas);
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 dente de alho picado;
  • ½ cebola picada;
  • 1 colher de sopa cheia de biomassa de banana verde;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • Sal rosa do Himalaia e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue a cebola e o alho em 1 colher de sopa de óleo de coco. Tempere o frango com o sal rosa e a pimenta do reino e acrescente ao alho e cebola refogados. Quando o frango estiver macio, acrescente a biomassa de banana verde e a bebida vegetal, e aumente o fogo deixando cozinhar até ferver. Acrescente o amido de milho dissolvido na bebida vegetal, mexendo por 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, misture as gemas e mexa bem. Bata as claras em neve, misture tudo e coloque em um refratário médio untado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar.

Ingrediente destaque: As bebidas vegetais são opções ao leite de vaca, pois não contém lactose em sua composição, sendo uma alternativa para indivíduos com restrições a este nutriente.

Cupcake de banana sem glúten, lactose e açúcar.

Rendimento: 12 porções

Valor calórico: 150 Kcal

Ingredientes:

  • 5 bananas da prata bem maduras;
  • 3 ovos;
  • ¼ de xícara de chá de óleo de coco;
  • 2 xícaras de chá de aveia SEM GLÚTEN em flocos;
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as bananas, os ovos, e o óleo de coco até formar uma mistura homogênea. Em uma tigela, despeje a mistura e acrescente a aveia sem glúten, misture e adicione o fermento no final mexendo novamente. Coloque a massa em forminhas de cupcake até a metade (podem ser untadas com óleo de coco e amido de milho ou farinha de arroz), e leve para assar em forno pré-aquecido a 220º por 25 a 35 minutos aproximadamente. Deixe esfriar e desenforme.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_118136980-(1)

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS
reunião-fit-tapioca

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS
shutterstock_292297256

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS
shutterstock_38435221-(1)
shutterstock_325399130

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.