5-dicas-para-comer-bem-com-as-criancas

5 DICAS PARA COMER BEM NAS FÉRIAS ESCOLARES

O período de férias chegou, a criançada em casa e você não sabe o que fazer para tornar a rotina alimentar dos seus filhos mais saudável e ao mesmo tempo atrativa? Preparamos algumas dicas para mostrar que é possível, sim, ter uma alimentação gostosa e saudável para as crianças nestas férias!

  1. Importante manter uma base alimentar saudável

A infância é o momento de descobertas e formação dos gostos alimentares. Estimular o consumo de alimentos saudáveis faz com que seu filho tenha mais chance de tornar este um hábito para toda a vida, prevenindo uma série de problemas. Neste momento, os gostos familiares também influenciam na formação do paladar da criança. Portanto, não basta oferecer para a criança frutas, verduras e sucos, ela precisa ver algum familiar também fazendo a ingestão destes alimentos.

  1. Evite comer muito Fast Food

A maioria das crianças prefere fast food, mas elas devem comer de forma adequada, em vez de torná-lo parte de sua dieta diária, já que o fast food não é uma alimentação equilibrada o suficiente, não sendo propício para o crescimento e desenvolvimento das crianças. A dieta deve ser diversificada, com muitas frutas, legumes, feijões, cereais integrais, ovos, leite e carnes magras, de modo a manter o equilíbrio nutricional.

Outra sugestão é não tornar a ida a um restaurante fast food uma forma de premiação ou compensação pelo fato de a criança ter feito algo positivo, pois isso pode fazer com que ela idealize esse lugar como algo especial e extremamente desejado, afirmam os especialistas.

  1. Torne as refeições mais saudáveis e atrativas

Refrigerantes, iogurtes processados, sucos de caixinha, bolachas recheadas e salgadinhos devem ser evitados, pois são ricos em corantes, conservantes e açúcares, ingredientes que atrapalham a formação do paladar da criança e prejudicam seu pleno desenvolvimento, assim como os fast foods.

Bolos simples e pães caseiros são opções de carboidratos para iniciar o dia com um bom café da manhã. Eles são importantes para fornecer energia ao longo do dia. Podem ser adicionadas às receitas fibras (linhaça, sementes de chia, quinoa e farelo de aveia), pois ajudam na regulação de intestino, promovem mais saciedade, além de auxiliarem no controle dos níveis de açúcar e colesterol sanguíneos. Fontes de proteína, como requeijão cremoso light, queijos brancos e patês caseiros (feitos sem maionese) de frango e atum, por exemplo, podem ser adicionadas. Um copo de suco ou vitamina de frutas pode acompanhar bem a refeição.

Usar alimentos mais coloridos, fazer carinhas felizes usando os vegetais, usar um prato ou um talher diferente, são formas de chamar a atenção da criança e despertar o seu interesse pela refeição.

Nos lanches, podemos incluir cookies integrais (faça caseiros ou tenha atenção aos rótulos para produtos sem adição de conservantes e corantes artificiais), frutas, sanduíches naturais, sucos, água de coco, vitaminas de frutas, barrinhas de cereais caseiras e gelatinas caseiras. Lembrando que o lanche é uma refeição menor, que não deve ter o mesmo tamanho ou quantidade de calorias de uma refeição principal e não deve substituí-la.

  1. Seja criativo, saia da rotina!

Lembre-se que as crianças estão de férias e nesse momento elas têm a expectativa de que nada será como na sua rotina comum. Portanto, busque atividades diferentes, como fazer piqueniques, convidar os amiguinhos e/ou a própria família.

Outra atividade atrativa para a criança é participar do momento de fazer e montar o próprio lanche. Claro que esta atividade demanda a presença de um adulto para evitar acidentes e lidar com atividades mais perigosas, mas estimular a presença e a criatividade da criança é essencial.

  1. Estimule a ingestão de líquidos

Manter a hidratação adequada é essencial em qualquer época do ano, mas nas férias, o fato de estar fora da rotina faz com que muitas vezes a criança se esqueça de beber água. Outras formas de a criança ingerir mais líquidos é oferecendo a ela sucos (de preferência com pouco ou sem adição de açúcar), água de coco, leite e vitaminas de frutas.

Gostou? Agora é hora de pôr a criatividade em dia e aproveitar as férias da criançada!

Fonte: Priscila Teles, Nutricionista da Rede Mundo Verde.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

terca_feira_Por-que-voce-deve-passar-mais-tempo-sozinho

PASSE MAIS TEMPO SOZINHO

Entenda por que é tão bom passar um tempo com você mesmo.

SAIBA MAIS

A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

Saiba como deixar seu café da manhã completinho!

SAIBA MAIS
IMGS_SITE_17_8-1

DICAS PARA CORRER NA RUA

Todo cuidado pra você praticar sua corrida sem se machucar.

SAIBA MAIS
09_22_quintablog

5 SUPLEMENTOS PARA ATIVIDADE FÍSICA

Confira suplementos que vão melhorar sua performance física.

SAIBA MAIS
CINCO SUPLEMENTOS PARA MELHORAR SUA PERFORMANCE FÍSICA
11-alimentos-detox

11 ALIMENTOS QUE AUXILIAM NA DETOX

Dieta detox caseira? É pra já!

SAIBA MAIS

DO NUTRICIONÊS PARA O PORTUGUÊS – DESVENDANDO O RÓTULO

Olhou o rótulo e não entendeu nada? Clique e entenda tudinho!

SAIBA MAIS
SJNM-DESVENDANDO-ROTULO

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.