Aleitamento materno: saúde do filho, saúde da mãe

Não é mais segredo e novidade, a todos nós, que a amamentação é de extrema importância para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê e também para vínculo entre mãe e filho. Trata-se de um ato de amor e precisa ser valorizado. Por isso, vamos entender um pouco mais do assunto.

O colostro é o leite produzido pela mãe logo nos primeiros dias de vida do bebê, produzido em pequena quantidade, mas com concentrações importantes de proteínas que são necessárias a criança, nestes primeiros dias pós-parto. Nas semanas e meses seguintes, o volume e a composição do leite tendem a mudar, porque a necessidade do bebê também vai mudando.

No entanto, a amamentação até os seis meses, deve ser exclusiva, não sendo necessária a introdução de água, chá e/ou outros alimentos, uma vez que, o leite materno é a fonte mais rica em nutrientes para fortalecimento de todos os órgãos da criança e para prevenção de doenças na mãe.

É válido lembrarmos que a produção de leite aumentará a medida que a frequência de amamentação também for maior, assim como a hidratação e qualidade da alimentação da mãe precisam ser levadas em consideração. Pensando nisso, listamos dicas importantes para nutrição da nutriz:

Importante valorizar e incluir na rotina de alimentação:

  • Frutas, verduras e legumes que vão enriquecer o leite com muitas vitaminas e minerais;
  • Água para evitar desidratação da mãe e aumentar o volume do leite;
  • Proteínas de boa qualidade, como ovos, frango, peixes e carnes magras para evitar a perda excessiva de massa muscular e evitar queda do sistema imunológico;
  • Cereais e grãos integrais como oferta de fibras, vitaminas e minerais que vão melhorar função intestinal, prevenir a compulsão alimentar e controlar a quantidade de açúcar no sangue;

Não esquecer de variar os tipos de alimentos e fracionar as refeições para que não falte nutriente para a mãe e para o bebê.

Outros alimentos podem ser evitados, como:

  • Excesso de cafeína, principalmente próximo às grandes refeições, uma vez que a cafeína diminui a absorção de alguns nutrientes. A cafeína também pode prejudicar o sono do bebê e causar agitação/irritação. Por isso, evitar o excesso de café, chá verde, refrigerantes e chocolates.
  • Excesso do leite de vaca e laticínios, por serem dificilmente digeridos, podem causar desconfortos na mãe e posteriormente no bebê;
  • Evitar alimentos como feijões, brócolis e couve flor, repolho e acelga são capazes de gerar substancias que atrapalham o processo digestivo, fermentam e causam gases na mãe e no bebê;
  • Bebidas alcoólicas nesta fase também não são bem-vindas, lembrando que todas as substancias consumidas pela mãe, serão transmitidas ao leite e assim a criança.

O aleitamento materno é muito importante para todo o desenvolvimento do bebê e é onde tudo começa. Por isso mamães, cuidar deles, é cuidar de si primeiro.

 

 

Farelo de aveia

  • O farelo de aveia é a casca externa do grão, onde se concentra a maior parte das fibras
  • Auxilia no bom funcionamento intestinal
  • Promove saciedade
  • Controla as taxas de glicose e colesterol no sangue
  • Opção para adicionar em vitaminas, sucos, leite, frutas e em receitas de pães e bolos
  • Vegano

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Mix de Quinoa

  • É rico em fibras, que diminuem a fome e ajudam no emagrecimento;
  • Fonte de ômega 3, que auxilia na redução do colesterol e no controle da pressão arterial;
  • Alimento fonte de antioxidantes relacionados ao retardo do envelhecimento;
  • Auxilia no controle e na prevenção de diabetes;
  • Fonte de proteínas e aminoácidos essenciais. É um alimento auxiliar na manutenção de massa muscular;
  • Versátil, pode ser usado no preparo de sopas, saladas, risotos, pães, bolos e tortas;
  • Pode ser usado por celíacos, pois não contém glúten

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