20

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

O envelhecimento é caracterizado por uma série de modificações fisiológicas e psicológicas, que podem causar alterações no estado nutricional. Com a idade, o organismo absorve e utiliza de forma menos eficiente os nutrientes, o que provoca maior predisposição a doenças e maior necessidade nutricional.

Um dos fatores preocupantes nessa fase é a dificuldade de deglutição e/ou mastigação que muitos idosos apresentam, o que impede a manutenção de um plano alimentar equilibrado. Dessa forma, podem ocorrer deficiências nutricionais, fadiga, perda de massa muscular, perda de peso, entre outros sintomas relacionados à ingestão inadequada de nutrientes.

Por isso, deve-se ter atenção especial no preparo das refeições, para garantir que todos os nutrientes estejam disponíveis a fim de evitar desequilíbrios nutricionais. Portanto, é importante que a dieta inclua alimentos macios e de fácil mastigação e deglutição, para que se possa elaborar um cardápio equilibrado.

Veja como incluir diferentes grupos de alimentos no cardápio de idosos.

Cereais integrais

Há diversas maneiras de adicionar os cereais integrais no cardápio. Farinhas e flocos de quinoa, amaranto, aveia, arroz e trigo podem ser utilizadas no preparo de receitas de bolos e muffins. Outra opção é a inclusão dos cereais (arroz integral, massa integral, freekeh, quinoa, amaranto) em cozidos, ensopados e sopas. Os flocos podem ser adicionados, ainda, no preparo de mingaus, vitaminas ou adicionados a iogurtes.

Hortaliças e frutas

As hortaliças e frutas devem fazer parte do cardápio diário devido ao seu alto teor de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Esses nutrientes são fundamentais para a prevenção e para o controle de doenças. Quando houver dificuldade de mastigação, deve-se optar pelas hortaliças cozidas, na forma de purês ou em sopas. Algumas hortaliças podem ser adicionadas a sucos.

As frutas podem ser consumidas amassadas ou na forma de purês, smoothies, vitaminas e sucos. Compotas de frutas sem adição de açúcar também são boas opções.

Dica da Nutricionista: o idoso pode incluir no cardápio os sucos de cranberry e de uva integral. São ricos em antioxidantes que atuam na prevenção e no tratamento de doenças como as cardiovasculares e o câncer.

Proteínas

Como fonte de proteínas, deve-se dar preferência para carnes macias, peixes sem espinhas, tofu, manteiga de amendoim ou de amêndoas e ovos mexidos ou cozidos. A inclusão de grãos e sementes como quinoa, amaranto, chia e leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja) também contribui para o aumento do aporte de proteínas na dieta. Se necessário, esses alimentos podem ser batidos em sopas.

Laticínios

Para aqueles que não possuem restrições ao consumo de laticínios, podem ser incluídos no cardápio leite desnatado, queijo cottage e iogurte natural.

Como substitutos podem ser incluídas as bebidas vegetais de arroz, soja, quinoa, amêndoas e aveia, além de iogurte à base de soja.

Fibras

A constipação intestinal é uma queixa muito comum em idosos, especialmente quando há alteração na consistência da dieta e menor ingestão de alimentos que sejam fonte de fibras. Para aumentar o aporte de fibras pode ser adicionado o suplemento de Fibras Solúvel Polidextrose Mundo Verde Seleção. Bastante versátil, pode ser adicionado a qualquer preparação sem alteração de sabor e textura dos alimentos.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

6

DICAS PRA LIDAR COM O TEMPO SECO

Saiba como evitar congestão nasal e desidratação.

SAIBA MAIS

SE JOGA NA ALFARROBA

Descubra com a Adê quem é a alfarroba e porque ela é chamada de “chocolate saudável”.

SAIBA MAIS
thumb_site_webserie_alfarroba

9 ALIMENTOS ESSENCIAIS EM UMA DIETA DETOX

Esses alimentos são essenciais para eliminar as toxinas do organismo.

SAIBA MAIS
9-ALIMENTOS-ESSENCIAIS-EM-UMA-DIETA-DETOX

FESTA JUNINA GOSTOSA E SAUDÁVEL

Sim, tem como aproveitar as guloseimas juninas de forma saudável.

SAIBA MAIS
FESTA-JUNINA-ALÉM-DE-GOSTOSA,-ELA-PODE-SER-SAUDÁVEL
shutterstock_118310938

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS

CUIDE DO SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

Veja aqui dicas para evitar gripes, resfriados e infecções.

SAIBA MAIS
CUIDE-DO-SEU-SISTEMA-IMUNOLÓGICO

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.