Alimentos que reduzem os sintoma da tpm

ALIMENTOS QUE ALIVIAM A TPM

A Tensão Pré-Menstrual pode ser identificada por sinais e sintomas, que se manifestam na semana que precede a menstruação, desaparecendo em alguns dias após o fluxo menstrual. Alguns dos sintomas são: ansiedade, irritabilidade, tensão, tristeza, apetite aumentado, acne, crises de choro etc.

Mas toda mulher tem TPM?

Segundo estudos, de 73% a 95% das mulheres em idade fértil apresentam pelo menos algum sintoma com leve intensidade, e apenas de 3% a 11% sofrem de transtornos com alta intensidade, podendo comprometer a rotina.

Mas o que podemos fazer para acabar com esse sofrimento?

Com uma alimentação variada, balanceada e um consumo diário adequado de água podemos atingir nosso objetivo. E existem alguns alimentos que ajudam a reduzir os sintomas da TPM, vamos conhecê-los?

– Chocolate 70% cacau: estimula a produção de serotonina e dopamina, hormônios relacionados à melhora de humor, já que sabemos que um dos sintomas da TPM é o mau humor. A recomendação para obter os benefícios é consumir 30 gramas diariamente.

– Linhaça: contém em sua composição grandes quantidades de lignanas, um fitoestrógeno com ação similar ao estrógeno que auxilia no combate dos sintomas da TPM. Encontramos opções em cápsulas e sementes.

– Óleo de prímula e borragem: auxiliam na produção de substâncias de efeito anti-inflamatório, necessárias na formação de compostos que regulam os hormônios femininos. Contribuem para diminuir a mastalgia (dor nas mamas). Nas lojas, podemos encontrar os dois óleos em cápsulas.

– Soja e derivados: por conter isoflavonas, o fitoestrógeno presente na soja, atuam na prevenção e no controle dos sintomas da TPM, pois possuem estrutura química similar ao estrogênio (hormônio sexual feminino), ligando-se aos seus receptores. Podemos consumir de diversas formas: grãos, proteína texturizada, tofu, bebida de soja, farofas e cápsulas.

– Gengibre: tem propriedade anti-inflamatória, que ajuda a diminuir sintomas como cólica. Tente adicionar o gengibre cortado nas sopas, nos ensopados e sucos, ou mesmo utilize-o na forma de chá.

Alguns estudos sugerem que a prática de atividade física pode atenuar os sintomas da TPM, por isso, lembre-se: exercício físico é essencial em todos os momentos de nossa vida.

Fonte: Priscila Gomes

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

23

CONFIRA DICAS PRA MANTER O FOCO

Confira as atitudes pra ter rendimento máximo nos compromissos.

SAIBA MAIS

5 SUPLEMENTOS PARA ATIVIDADE FÍSICA

Confira suplementos que vão melhorar sua performance física.

SAIBA MAIS
CINCO SUPLEMENTOS PARA MELHORAR SUA PERFORMANCE FÍSICA

10 DICAS PRA TORNAR SEU DIA MAIS SAUDÁVEL

Saiba como turbinar sua rotina de um jeito bem fácil.

SAIBA MAIS
dicas-dia-masi-saudavel

TÊNIS DE CORRIDA: COMO ESCOLHER?

Aprenda a escolher o melhor para você e seu treino.

SAIBA MAIS
shutterstock_134140520
shutterstock_238201477

SAIBA TUDO SOBRE A DOENÇA CELÍACA

Celíacos são pessoas alérgicas a glúten. Descubra tudo sobre o tema!

SAIBA MAIS

CONHEÇA A DIETA DASH

Abordagem Dietética para Controlar a Hipertensão

SAIBA MAIS
shutterstock_344639249

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.