11

BENEFÍCIOS DAS VITAMINAS E DOS MINERAIS

As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Além de regular enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo como um todo. Devem ser ingeridos através da alimentação, já que não são produzidos pelo organismo.

 

Algumas situações cotidianas pedem um aumento na ingestão desses nutrientes, como o estresse, exposição a poluentes ambientais, consumo de aditivos químicos, uso excessivo de medicamentos, gestação, lactação, crianças e idosos e doenças imunológicas, câncer e outros. Diante da falta de nutrientes no organismo, é comum o uso da suplementação alimentar, na qual podem ser usados polivitamínicos e poliminerais em cápsulas.

Que eles são essenciais para uma dieta balanceada e uma vida saudável, você já sabia. Abaixo separamos os benefícios específicos de cada mineral e vitamina. Confira.

 

Betacaroteno (pró-vitamina A)

Ao ser ingerido, é convertido em vitamina A no organismo, sua forma ativa. Possui ação antioxidante, previne o surgimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e retarda o envelhecimento. É importante para a função imune e para a visão. Seu efeito antioxidante protege a pele contra a ação nociva dos raios solares.

As algas marinhas também são ótimas fontes de betacaroteno. Podem ser adicionadas a sopas, arroz, saladas ou consumidas puras. Há ainda as opções das cápsulas de algas, como Spirulina Havaiana e Chlorella.

 

Complexo B

As vitaminas do complexo B estão envolvidas em todos os processos do nosso organismo. São importantes para o fornecimento de energia e para o sistema nervoso central. Além dos suplementos de complexo B, os comprimidos de levedo de cerveja são ricos em vitaminas desse complexo. Vitamina C

Com ação antioxidante, a Vitamina C previne o envelhecimento precoce, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. É importante para o sistema imunológico.

 

Vitamina D

Melhora a absorção do cálcio, sendo importante para a saúde óssea. Além disso, modula o sistema imunológico. O suplemento de óleo de fígado de bacalhau é fonte de vitamina D.

 

Vitamina E

Excelente antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças como as cardiovasculares, câncer e diabetes. Previne o surgimento de doenças neurológicas, displasia mamária e alivia os sintomas da TPM. Cápsulas de óleo de gérmen de trigo são boas fontes de vitamina E.

 

Cálcio

É um mineral importante para desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. Regula os batimentos cardíacos, favorece a coagulação do sangue e atua na transmissão de impulsos nervosos.

 

Magnésio 

É essencial para a formação óssea e produção de serotonina – neurotransmissor relacionado ao bem-estar –, sendo importante em casos de depressão. Ajuda a aliviar os sintomas da TPM. É relaxante muscular e dos vasos sanguíneos, por isso beneficia a saúde cardiovascular.

 

Ferro

É importante para o sistema imunológico e para a prevenção e o tratamento de anemias. É um mineral fundamental para a função da tireoide, para a desintoxicação do fígado e para a formação de colágeno. Participa da síntese dos neurotransmissores serotonina e dopamina, sendo importante para o sistema nervoso.

 

Zinco

Mineral essencial para o sistema imunológico, tem ação antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e retardando o envelhecimento. Facilita a cicatrização de feridas e melhora a fertilidade.

 

Cromo

Importante para diabéticos, este mineral melhora a ação da insulina e regula os níveis de glicose no sangue. Está envolvido na redução dos níveis de LDL-colesterol (colesterol ruim), colesterol total, triglicérides e aumento do HDL-colesterol (colesterol bom), prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Suplementos de vitaminas e minerais

Os suplementos polivitamínicos possuem maior variedade de vitaminas e minerais. Outras opções são as cápsulas de algas, como a Spirulina e a Chlorella, fontes naturais de vitaminas e minerais, indicadas como complementos alimentares.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_134140520

TÊNIS DE CORRIDA: COMO ESCOLHER?

Aprenda a escolher o melhor para você e seu treino.

SAIBA MAIS

10 DICAS PRA TORNAR SEU DIA MAIS SAUDÁVEL

Saiba como turbinar sua rotina de um jeito bem fácil.

SAIBA MAIS
dicas-dia-masi-saudavel

DIMINUA A COMPULSÃO POR DOCES

Você tem compulsão por doces? Entenda por que isso acontece

SAIBA MAIS
doces

PROJETO VERÃO

Dezembro chegou e você ainda não atingiu o seu objetivo? Bateu arrependimento por não ter se alimentado bem e por ter faltado todos aqueles dias na academia? Calma! Ainda dá … Continue lendo “PROJETO VERÃO”

SAIBA MAIS
Projeto Verão

AINDA DÁ TEMPO

Veja dicas para entrar em forma para o verão.

SAIBA MAIS

10 ALIMENTOS QUE AS NUTRIS CONSOMEM TODOS OS DIAS

Se tá no cardápio delas, não pode faltar no seu. Dá uma olhada nessa lista indispensável das nutris!

SAIBA MAIS
10-Alimentos-nutricionista-todos-os-dias

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.