Desperte o atleta que tem em você
Postado por: Mundo Verde em 28 de Maio de 2012
Conseguir administrar a vida pessoal e profissional com uma rotina de exercícios não é fácil para a maioria das pessoas. É preciso disciplina e metas bem estabelecidas para que o resultado seja atingido. E quem fala conosco sobre isso é o José Rubens D´Elia, consultor do programa Bem Estar, da Rede Globo, e nosso parceiro de conteúdo aqui no Blog Mundo Verde.
Blog Mundo Verde: Você sempre diz que as pessoas têm que descobrir o atleta que existe dentro delas. De acordo com sua experiência de 30 anos como preparador físico de grandes atletas e também de pessoas comuns, nos diga: a maioria das pessoas começa a fazer exercícios físicos por qual motivo?
José Rubens D´Elia: Para começar, somente 2% dos brasileiros praticam atividade física, enquanto nos EUA, por exemplo, esse número chega a 8%. Dentro dessa porcentagem, 10% a fazem por necessidade médica, 17% têm predisposição genética e20% buscam o exercício para ter maior contato com a natureza e o meio-ambiente. O problema está, porém, nos 53% restantes, que estão em nossas mãos, profissionais de educação física. Esses dependem do nosso incentivo, que os ajudemos com um plano voltado a eles até adquirirem a vontade própria.
BMV: Como fazer, então, para estimular e criar o hábito de exercícios físicos em pessoas sedentárias ou que, simplesmente, ainda não descobriram a paixão e vontade da prática?
JRD: Não nascemos com manual de instrução e a competência e responsabilidade voltada ao esporte, saúde e ao nosso corpo são adquiridas através de fatores externos, principalmente em casa e na escola. Se uma pessoa não teve estímulo suficiente desde criança com os pais e professores, ela dificilmente terá uma rotina de atividades físicas na idade adulta. E é aí que entramos: ajudamos na criação de metas e de programas que não deixem ninguém desistir no meio do processo.
Na fase adulta as pessoas costumam arrumar inúmeras desculpas para não praticar exercícios físicos. Falta de tempo, família, trabalho e descanso são as mais comuns. Porém, o dia tem 1440 minutos, é impossível não conseguir reservar 60 deles para o esporte. Então, ressalto: tenha um objetivo forte, um sonho concreto, assim como você tem na vida financeira e pessoal. Você é líder e servo de você mesmo e sabe do que gosta e do que não gosta. Pense nisso.
BMV: Depois de quanto tempo, normalmente, o organismo se acostuma e pode seguir sozinho nesta caminhada?
JRD: No meu jeito de trabalhar costumo dizer que depois de 3 meses a pessoa se convenceu da importância da atividade e pode ser coordenada de longe, através de uma planilha. É neste momento que ela desenvolve a intimidade e começa a conhecer a sua real vontade, criando assim uma vida dupla sem volta. A prática se torna prazerosa e o bem-estar é inegável. O exercício é um set terapêutico, ou seja, nos primeiros 20 minutos te faz pensar em desistir, nos outros entra no eixo e, quando acaba, libera oxigênio e te ajuda em novas ideias e desafios! E isso pode durar até 8 horas após o término. Quer melhor incentivo?
Deixe um Comentário, e se você quizer ter sua foto ao lado dos seus comentários, faça seu gravatar!



