Canela

Canela: conheça seus benefícios

Derivada da palavra grega “Cinnamomum zeylanicum”, a canela tem como significado “madeira doce”. Você sabia que ela é uma das especiarias mais antigas e consumidas do mundo? Também é usada para aromatizar, colorir e dar sabor a inúmeras preparações.

Exerce um papel importante em nossos índices glicêmicos, tem efeito anti-inflamatório, antifúngico e bactericida, além de auxiliar na redução do colesterol.

É uma especiaria rica em diversos tipos de antioxidantes e compostos bioativos, contribuindo de diferentes formas para a saúde. Os compostos cinamaldeído, cumarinas e proantocianidinas são os responsáveis pelo sabor e aroma da canela, assim como por seu efeito hipoglicemiante.

A canela tem a capacidade de melhorar a função dos receptores de insulina, com isso, as células aumentam sua capacidade de reconhecer o hormônio e contribuir para o metabolismo do açúcar e controle dos níveis de glicose no sangue.

Aproveitamos para listar alguns de seus benefícios para sua saúde:

– Tem propriedades antifúngicas, bactericidas e antivirais. Ela exerce efeito imunomodulador, contribuindo com a melhora da resposta do organismo contra vírus e bactérias.

– Tem ação anti-inflamatória e contribui para o emagrecimento, graças ao seu efeito termogênico.
– É rica em antioxidantes, por isso combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce das células. Também promove o controle dos níveis de colesterol no organismo.

Um dos principais benefícios do consumo da canela é o seu efeito positivo na glicemia, pois melhora a sensibilidade dos tecidos quanto à ação da insulina, contribuindo para a melhor utilização do açúcar pelas células. Ela estimula os receptores de insulina, melhorando a captação do açúcar e normalizando seus níveis no sangue.

Para os diabéticos, introduzir a especiaria na alimentação é uma aposta muito positiva. Mesmo se você não for diabético, faça uso também. Canela promove qualidade de vida.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

superalimentos-que-nao-podem-faltar-cardapio

10 SUPERALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO CARDÁPIO DE SUA MÃE

Estes 10 superalimentos não podem ficar de fora do cardápio da sua mãe, porque o consumo deles está relacionado à proteção contra diabetes, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. … Continue lendo “10 SUPERALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO CARDÁPIO DE SUA MÃE”

SAIBA MAIS

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

Dicas de alimentos para pessoas com dificuldade de mastigação

SAIBA MAIS
20

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS
shutterstock_118310938

MÃE MULTITAREFAS: COMO SE MANTER SAUDÁVEL NA CORRERIA DO DIA A DIA

Para esse Dia das Mães, pare um minutinho e vem saber como cuidar melhor da sua saúde.

SAIBA MAIS
cuidados-dia-das-maes
shutterstock_157972787

O CARNAVAL ACABA, O ANO COMEÇA

Vamos iniciar uma mudança de hábitos?

SAIBA MAIS

10 ALIMENTOS PARA DIETA DETOX

Eles não podem faltar no cardápio.

SAIBA MAIS
10-alimentos-dieta-detox

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.