CHÁS DE INVERNO E IMUNIDADE

No período do inverno, geralmente, ocorre uma queda da imunidade e com isso há aumento da incidência de doenças. A prevenção é a chave para a manutenção da saúde durante esta estação do ano.

Tomar um bom chá pode trazer muito mais benefícios para saúde do que muitos podem imaginar. Muito associado a um momento de relaxamento o consumo do chá pode ser mais do que uma forma de nos manter aquecidos no inverno, os chás podem contribuir para fortalecer nossa imunidade, evitando gripes e resfriados tão frequentes nessa estação.

Alguns pontos são importantes na hora de preparar o chá, se optar pela planta seca as flores e as folhas devem ser preparadas por infusão, onde deve-se aquecer a água até o ponto de ebulição e despejar a água quente sobre a erva em uma xícara e abafar por 5 a 10 minutos. A recomendação é utilizar de 1 a 2 colheres de chá da erva para cada xícara de chá de água. Já as cascas, sementes, caules e raízes deve-se preparar por decocção onde colocamos a planta em água fria e aguardamos ferver por 5 minutos. Vale destacar que chás não devem substituir o consumo de água no inverno, a recomendação é de 3 xícaras de chá ao dia.
O que incluir no seu chá no inverno?

Gengibre: Rico em vitaminas C e B6, que ajudam na defesa do organismo, é estimulante da imunidade. É expectorante, reduz inflamações e dores. Ajuda a acelerar o metabolismo, produzindo mais calorias e mantendo o corpo aquecido.

Cravo: Por apresentar flavonoides, o cravo-da-índia contribui para ação anti-inflamatória quando adicionado ao chá.

Canela: ajuda na imunidade por contribuir para redução do desenvolvimento de bactérias no organismo.

Alho: Fonte de alicina e aliina, que possuem ação antioxidante. Promove o aumento da proliferação dos linfócitos T, que destroem organismos estranhos e células infectadas. Atua ainda no combate a infecções e inflamações.

Limão: Rico em vitamina C que protege o organismo de gripes e resfriados por atuar diretamente na reconstituição dos leucócitos (células de defesa). Aumenta a resistência a infecções e possui ação antioxidante, importante no combate aos radicais livres. Pode ser consumida in natura, em sucos misturada a outras frutas ou em cápsulas.

Matchá e Chá Verde: Ricos em catequina e epicatequina, poderosos antioxidantes. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo o sistema imunológico.

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