Curtir Final de Ano sem Culpa

COMO CURTIR O FIM DE ANO SEM CULPA

Fim do ano chegando e, junto com ele, a dificuldade de se controlar diante de tantas guloseimas. Os exageros e escolhas alimentares inadequadas podem trazer aqueles indesejados quilinhos a mais. Além disso, o consumo excessivo de alguns nutrientes pode afetar também a sua disposição. Imagine passar as festas de fim de ano com o astral lá embaixo!

Por isso, listamos aqui algumas dicas para que você consiga curtir numa boa o seu fim de ano.

– Evite o consumo de açúcar em excesso: o elevado consumo de alimentos e bebidas açucarados pode provocar cansaço e desânimo. Apesar de o carboidrato ser fonte de energia, o seu consumo em excesso pode fazer o efeito contrário. Além disso, o excesso é metabolizado pelo organismo e acumulado sob a forma de gordura. Portanto, cuidado com os refrigerantes, coquetéis e docinhos.

– Cuidado com o elevado consumo de gorduras: a digestão da gordura exige muito do organismo, que passa a direcionar a sua energia para realizar este processo, provocando sono, cansaço. Além disso, o consumo exagerado de alimentos dessa natureza pode causar algum tipo de desconforto gástrico, estragando totalmente o seu dia. Portanto, evite alimentos gordurosos e frituras.

– Não exagere na ingestão de bebidas alcoólicas: além de calóricas, o consumo em excesso dessas bebidas pode trazer sensações indesejáveis ao corpo, por isso, deve ser feito com moderação.

– Durma bem: não descuide de suas horas de sono. O descanso é de extrema importância para que o nosso corpo esteja preparado. Portanto, dedique de 6 a 8 horas das suas noites para dormir.

– Consuma alimentos antioxidantes: frutas, verduras, legumes, folhosos, cereais integrais, chá-verde… são alguns exemplos de alimentos fontes de antioxidantes, que auxiliam o fígado no processo de eliminação de substâncias tóxicas do organismo, o famoso “detox”. Uma dica é começar o último dia do ano com uma vitamina de frutas, um suco verde ou até mesmo um smoothie. O chá-verde e o café contêm cafeína que pode garantir uma disposição a mais ao longo do dia.

– Aproveite as frutas secas: além de significar sorte, o consumo de frutas secas traz benefícios por meio das vitaminas, minerais e fibras. Uma boa forma de inseri-las no seu cardápio de fim de ano é associá-las a farofas, substituindo alimentos gordurosos, como a linguiça e o bacon, por exemplo.

– Prefira os grãos integrais: além de serem fontes de carboidratos de melhor qualidade por conta da presença das fibras, que garantem uma liberação mais lenta da glicose no sangue, é fonte de vitaminas do complexo B, que estão envolvidas nos processos de energia. Portanto, prefira a ingestão de alimentos, como: arroz integral, pães integrais, aveia e farelo de trigo, por exemplo.

– Beba bastante água: a água ajuda a combater a desidratação causada pelo álcool e pelo excesso de sal nos alimentos.

Gostou das dicas? O importante é consumir tudo com moderação, mesmo aqueles alimentos que são considerados bons para a saúde. O excesso sempre será prejudicial, em qualquer dia do ano. Comece o ano com o pé direito e cuidando da sua saúde!

Fonte: Priscila Teles

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