CUIDE DO SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO – Mundo Verde
CUIDE-DO-SEU-SISTEMA-IMUNOLÓGICO

CUIDE DO SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

A época mais fria do ano se aproxima. Neste período, a tendência é se proteger do frio em ambientes fechados, o que contribui diretamente para a propagação de vírus e bactérias. Caso o sistema imunológico esteja com alguma deficiência, as portas de entrada para as doenças típicas da estação ficam ainda mais abertas.

Segundo a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, as baixas temperaturas estressam o sistema imunológico. “Para que isso não aconteça, uma dieta balanceada e a inclusão de alguns suplementos na rotina alimentar podem ajudar a fortalecer a imunidade, evitar gripes e resfriados e também diminuir a compulsão por comida, mais comum nessa época do ano”, comenta.

Outro item fundamental para o alívio dos sintomas de gripes, por exemplo, é a hidratação, que vai além do consumo contínuo de água. “Os chás são boas opções já que ao mesmo tempo que hidratam o organismo ajudam a mantê-lo aquecido. Além disso, os sucos de frutas, que são fontes de vitaminas que estimulam o sistema imunológico, também devem aparecer no cardápio”, explica a especialista.

Para fortalecer a imunidade, também é necessário escolher adequadamente os alimentos e suplementos que serão ingeridos durante o inverno. Abaixo, conheça algumas opções que ajudam a fugir de gripes e infecções:

ALIMENTOS

Couve, Cenoura, Tomate: o betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula as células imunológicas.

Gengibre: é imunoestimulante, possui ação expectorante, reduz a inflamação e a dor. Com a raiz, faz-se os chás. Já o pó, pode ser adicionado em sucos e receitas diversas.

Mel: ação bactericida e antisséptica. É um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser consumido puro ou para adoçar o chá.

Goji berries: em 100g dessas frutinhas temos 2500 mg de vitamina C, que tem ação antioxidante, além de estimular a atividade imunológica do corpo. Também é fonte de betacaroteno, relacionado a maior defesa imunológica.

Cacau: fonte de zinco, nutriente crucial para a o bom funcionamento do sistema imunológico.

SUPLEMENTOS

Spirulina

spirulina

Fortalece a imunidade por possuir proteínas que são utilizadas como substrato pelo sistema imune e que ainda contribuem para formação de anticorpos, produção de vitamina A e carotenoides, que são importantes para a secreção e a proliferação de linfócitos (células de defesa).

VitAtive

vitative

Suplemento indicado para quem que não consegue obter a quantidade recomendada de nutrientes somente por meio da alimentação. Contém 24 vitaminas e minerais e fornece nutrientes importantes para manter o equilíbrio do organismo, proporcionando o seu bom funcionamento. Possui, ainda, extrato seco de guaraná, que garante disposição para as tarefas do dia a dia, e extrato de semente de uva, que possui excelente ação antioxidante.

 

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

28

DOAÇÃO DE SANGUE: MITOS E VERDADES

Descubra o que é verdade ou não sobre ser voluntário.

SAIBA MAIS

4 ESPORTES DE AVENTURA PRA SAIR DA ROTINA

Adicione adrenalina ao seu treino!

SAIBA MAIS
esportes-aventura

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO?

Ele pode fazer mais do que você imagina.

SAIBA MAIS
QUAIS-OS-BENEFÍCIOS-DO-ÓLEO-DE-COCO

VERÃO SAUDÁVEL

A quantidade de roupa diminui e a atenção com o corpo aumenta.

SAIBA MAIS
verao-saudavel
BLOG_QUINTA

CONHEÇA OS TIPOS DE DOR DE CABEÇA

Descubra qual é a sua e aprenda a tratá-la.

SAIBA MAIS

BIQUÍNI E PARAFINA: É A VEZ DELAS NO SURFE

Mais que pegar uma cor, a mulherada tá afim de pegar onda.

SAIBA MAIS
12

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.