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DIA DOS PAIS

Quer manter saudável o coração do seu pai? Reveja o cardápio dele.

Entenda que uma alimentação saudável será primordial para manter a boa forma e o funcionamento do coração. Alguns alimentos contribuem de maneira direta nessa questão e vários estudos já comprovaram os benefícios das fibras e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas para a saúde cardiovascular.

Não perca tempo, o Dia dos Pais foi ontem, será amanhã e todos os outros dias do ano. Então, cuide dele e do seu coração para que vocês possam compartilhar sempre muitas histórias.

Elencamos os principais alimentos que são aliados da saúde do coração. Pegue caneta e papel, anote:

1 – Peixe/Óleo de peixe: quando de águas salgadas e profundas, como a sardinha, o salmão, atum, arenque e anchova, por exemplo, é rico em ômega 3, que por sua vez é um tipo de gordura saudável que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL), melhora a circulação do sangue e ainda contribui para a redução da pressão arterial.

2 – Azeite de oliva extravirgem: rico em antioxidantes e gordura benéfica para a saúde cardiovascular, pode reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Consuma o extravirgem, considerado o mais puro e rico em nutrientes.

3 – Fibras: presentes em todos os cereais integrais, algumas frutas, verduras e folhosos, têm a capacidade de reduzir o colesterol à medida que se misturam às gorduras ruins e as eliminam pelas fezes.

4 – Oleaginosas: castanha-do-brasil, avelã, nozes e amêndoas, por exemplo, são ricas em gorduras poli-insaturadas, que contribuem para a saúde cardiovascular. Além de gordura boa, contêm proteínas, fibras e diversas vitaminas e minerais. Cuidado com o excesso, mesmo sendo poli-insaturada, a gordura pode causar danos.

5 – Óleo de abacate: destaca-se pelo alto teor de ácido oleico (w-9), gordura monoinsaturada que colabora para a redução do LDL, diminuição dos triglicérides e aumento do HDL, assim como auxilia na prevenção do câncer de próstata.

6 – Alho: contribui para a redução do LDL e o aumento do HDL, auxilia na redução da pressão arterial e melhora a circulação do sangue.

Não se esqueça de, além de introduzir esses alimentos na alimentação do seu pai, evitar alimentos que são ricos em gorduras saturadas e/ou gorduras trans, que são muito prejudiciais ao coração, pois contribuem para o acúmulo da gordura nas paredes das artérias e, assim, aumentam o risco de infartos e derrames. Quais são esses alimentos? Embutidos, frituras, carnes gordas, alimentos processados e industrializados em geral.

Agora que você já sabe como cuidar do coração do seu herói, não perca tempo e convença-o disso também.

Mostre o quanto ele é importante: feliz Dia dos Pais!

Fonte: Marcela Mendes

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