Captura de Tela 2018-04-02 às 19.38.18

Dia Mundial da Conscientização do Autismo & Dia Mundial do Parkinson

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO 2/4

Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por desordens complexas no desenvolvimento cerebral, que se caracterizam por dificuldades na comunicação social e comportamentos repetitivos. Pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e atenção, distúrbios gastrointestinais, dentre outros.

Em relação à alimentação, principalmente na hora da refeição, são observados alguns aspectos como seletividade e recusa o que limita a variedade de alimentos, podendo levar a carências nutricionais, e desnutrição energético-proteica. Geralmente o momento da refeição é culminado com choro, agitação e agressividade.

Devido à ocorrência de distúrbios gastrointestinais, a ingestão de alimentos que contenham glúten, presentes no trigo, aveia, cevada e centeio, pois este nutriente pode causar danos às vilosidades do intestino, comprometendo a absorção de todos os nutrientes. Estudos apontam que além do glúten, a retirada da caseína (proteína presente no leite), também ajuda na melhora dos sintomas. É recomendada também uma dieta restrita em alimentos industrializados, já que estes possuem aditivos químicos e poucos nutrientes. Evitar a ingestão de açúcar refinado também pode contribuir para melhora dos sintomas.

Uma dieta a base de frutas, verduras, legumes, carnes brancas e gorduras de boa qualidade, vêm sendo apontada como a mais adequada na redução dos sintomas.

O autismo ainda não tem cura, mas a nutrição pode auxiliar na melhora da qualidade de vida do indivíduo portador do transtorno.

Receitas

Suflê de frango sem glúten e sem lactose

Rendimento: 3 porções

Valor calórico: 375 Kcal

Ingredientes:

  • ½ Kg de Peito de frango sem pele e desossado;
  • 1 xícara de chá de bebida vegetal (Pode ser arroz, amêndoas ou castanhas);
  • 3 ovos (claras e gemas separadas);
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 dente de alho picado;
  • ½ cebola picada;
  • 1 colher de sopa cheia de biomassa de banana verde;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • Sal rosa do Himalaia e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue a cebola e o alho em 1 colher de sopa de óleo de coco. Tempere o frango com o sal rosa e a pimenta do reino e acrescente ao alho e cebola refogados. Quando o frango estiver macio, acrescente a biomassa de banana verde e a bebida vegetal, e aumente o fogo deixando cozinhar até ferver. Acrescente o amido de milho dissolvido na bebida vegetal, mexendo por 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, misture as gemas e mexa bem. Bata as claras em neve, misture tudo e coloque em um refratário médio untado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar.

Ingrediente destaque: As bebidas vegetais são opções ao leite de vaca, pois não contém lactose em sua composição, sendo uma alternativa para indivíduos com restrições a este nutriente.

Cupcake de banana sem glúten, lactose e açúcar.

Rendimento: 12 porções

Valor calórico: 150 Kcal

Ingredientes:

  • 5 bananas da prata bem maduras;
  • 3 ovos;
  • ¼ de xícara de chá de óleo de coco;
  • 2 xícaras de chá de aveia SEM GLÚTEN em flocos;
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as bananas, os ovos, e o óleo de coco até formar uma mistura homogênea. Em uma tigela, despeje a mistura e acrescente a aveia sem glúten, misture e adicione o fermento no final mexendo novamente. Coloque a massa em forminhas de cupcake até a metade (podem ser untadas com óleo de coco e amido de milho ou farinha de arroz), e leve para assar em forno pré-aquecido a 220º por 25 a 35 minutos aproximadamente. Deixe esfriar e desenforme.

DIA MUNDIAL DO PARKINSON 11/4

A doença de Parkinson é um transtorno neurológico crônico progressivo que afeta o cérebro e, com isso, os movimentos. Os sintomas mais comuns são tremor, rigidez e lentidão nos movimentos, o que pode comprometer, inclusive, o ato de se alimentar. As causas que podem levar ao desenvolvimento da doença ainda são desconhecidas, e atualmente, não tem cura. Porém alguns nutrientes vêm sendo apontados como de extrema importância para auxiliar no tratamento.

Alguns alimentos como banana, abacaxi, kiwi, morango, maçã, uva, alface, brócolis, castanhas, feijão, gérmen de trigo, nozes, quinoa, sardinha, ovos, entre outros, devem ser preferencialmente consumidos, pois possuem antioxidantes, aminoácidos e micronutrientes que protegem as estruturas neurológicas. A coenzima Q10, naturalmente produzida pelo organismo e presente em alimentos como abacate e sardinha, por exemplo, pode auxiliar nos estágios iniciais da doença, ajudando na redução dos sintomas.

Não consumir carne vermelha e suplementar a dieta com vitamina B2, promove a melhora da capacidade motora. É comum também, a presença de obstipação intestinal, que pode ser melhorada com uma hidratação adequada (em média, 8 a 10 copos por dia) e consumo de alimentos fontes de fibras, com características laxativas, como mamão, ameixa, uva, abacaxi, laranja, kiwi, aveia, farelo de trigo, linhaça, chia, por exemplo.

Em casos em que há dificuldade para engolir e possíveis engasgos, deve-se solicitar uma avaliação profissional, e oferecer alimentos com consistências mais pastosas, como purês, sopas cremosas, vitaminas de frutas, frutas amassadas ou cozidas, e, quando necessário, utilizar espessantes alimentares.

Além disso, deve-se manter uma dieta equilibrada oferecendo calorias e nutrientes adequados, sob a orientação de um nutricionista, pois a manutenção do peso adequado previne complicações.

 

Receitas

Torta de Sardinha

Rendimento: 10 porções

Valor calórico por porção: 120 Kcal

Ingredientes:

  • 170 gramas de sardinha;
  • 2 cebolas cortadas em rodelas;
  • 1 xícara de bebida vegetal de arroz;
  • ½ colher de sopa de orégano;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 tomate maduro sem pele e sem sementes;
  • 1 xícara de farinha de arroz.

Modo de preparo:

Em um liquidificador, adicione todos os ingredientes da massa (bebida vegetal de arroz, farinha de arroz, azeite de oliva extravirgem e orégano), bata até a massa ficar homogênea. Em uma assadeira untada com azeite e farinha de arroz, coloque a massa, sem seguida distribua a sardinha, o tomate e a cebola. Leve a torta ao forno pré-aquecido 180º por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar e corte aos quadrados.

Dica: Você pode servir a torta com folhas de alface e cubos de abacate.

Ingrediente destaque: A sardinha é uma das principais fontes de ômega 3, proteínas de alto valor biológico, além de nutrientes como cálcio e vitamina D, que são importantes para o bom funcionamento do organismo.

 

Salada Antioxidante com vinagrete de frutas

Rendimento: 2 porções

Valor calórico por porção: 70 Kcal

Ingredientes:

  • Folhas de alface crespa
  • Folhas de alface crespa roxa
  • Folhas de rúcula
  • Folhas de acelga

Para o vinagrete:

  • 1/2 xícara (chá) de morango picado
  • 1 colher (sopa) kiwi picado
  • Suco de 1 limão
  • 2 xícaras (chá) de aceto balsâmico
  • 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva

Modo de preparo:

Higienize bem as folhas e retire o excesso de água. Misture as frutas e junte os demais ingredientes do molho. Coloque as folhas em uma travessa e regue com o vinagrete.

Ingrediente destaque: Os vegetais folhosos são boas fontes de fibras e possuem poucas calorias, sendo uma boa alternativa de conseguir saciedade por mais tempo. As variedades mais escuras são fonte de betacaroteno, vitamina K, potássio e ácido fólico que são importantes para a saúde.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

reunião-fit-tapioca

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS
shutterstock_38435221-(1)

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS
shutterstock_292297256

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)
shutterstock_118136980-(1)

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS
shutterstock_325399130

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.