Dicas de Alimentação para melhorar a saúde dos olhos

Você sabia que até seus olhos podem ser beneficiados com uma alimentação saudável? E existem alguns alimentos/nutrientes que são específicos para cuidar da saúde dos olhos e assim, prevenir alguns problemas como a Síndrome do Olho Seco, o Glaucoma e a degeneração macular.

Segue então alguns nutrientes que se destacam para garantir uma saúde dos olhos:

Vitamina A e betacaroteno

A cenoura e outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora, são ricos em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes que protegem a retina dos olhos e ainda mantêm a saúde da pele. O betacaroteno também pode ser encontrado na forma de cápsulas. A deficiência de vitamina A no organismo pode causar a chamada cegueira noturna, que é a diminuição da visão em locais com menos luz, especialmente durante a noite.

Ômega 3

As sementes e óleos de chia e linhaça, assim como os peixes de água fria como salmão, sardinha, cavala, truta e atum e seu óleo, são ricos em ômega-3, gordura que ajuda a prevenir problemas como a Síndrome do Olho Seco, que causa vermelhidão e irritação nos olhos.

Além disso, o ômega-3 melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e facilitando o transporte e chegada de nutrientes para as células dos olhos.

Luteína e Zeaxantina

Os vegetais verdes escuros, como couve, espinafre, brócolis e outros e as gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença que pode levar à cegueira por afetar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

O consumo regular desses alimentos associado a outros bons hábitos alimentares podem ajudar também na prevenção de outras doenças que também podem afeitar a saúde visual, como Diabetes e Hipertensão.

Sendo assim, evite o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, assim como açúcares e gorduras que podem favorecer o aparecimento dessas doenças. Procure manter uma rotina de exercícios físicos para manutenção de peso adequado e também prevenção de doenças. Dê preferência ao consumo de comida de verdade, com frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, castanhas, sempre que possível orgânica, para garantir o consumo de todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_38435221-(1)

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS
shutterstock_325399130

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS
shutterstock_118136980-(1)

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)
shutterstock_292297256

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS
reunião-fit-tapioca

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.