doces

DIMINUA A COMPULSÃO POR DOCES

O consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares predispõe ao desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, além da diminuição da função imune. São pobres em vitaminas, minerais, antioxidantes e, ainda, podem se tornar um vício.

A compulsão por doces pode ocorrer quando há o consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares, causando um pico de glicose no sangue, que leva ao aumento dos níveis de insulina para a redução da glicemia. Essa redução causa o desejo por mais alimentos como açúcar e carboidratos refinados para o fornecimento de energia, gerando um círculo vicioso, que pode causar episódios de compulsão.

Outro motivo é que após a ingestão de açúcar há maior liberação de dopamina, que gera mecanismos compensatórios, similares aos das drogas ilícitas, causando comportamentos compulsivos.

Níveis baixos de serotonina (neurotransmissor relacionado ao bom humor) e a deficiência de nutrientes como magnésio, cromo e vitaminas do complexo B também podem estar relacionados com o desejo aumentado pelo consumo de doces.

Algumas dicas simples podem ajudar a controlar a compulsão por doces:

 

  • Procure realizar de 5 a 6 refeições ao longo do dia, evitando permanecer mais de 3 horas seguidas sem se alimentar. Isso irá controlar seus níveis de glicemia e a fome.
  • Consuma uma porção de oleaginosas antes do almoço: as oleaginosas são fontes de gorduras (insaturadas) que retardam a digestão. Consuma 1 punhado (30g) de nozes, castanhas, amêndoas ou pistache.
  • Comece suas refeições principais com saladas: os legumes e as verduras são excelentes fontes de fibras, que retardam a liberação de açúcar no sangue, além de atuar como uma “esponja”, absorvendo parte da gordura ingerida e eliminando-a por meio das fezes.
  • Inclua cereais integrais em suas refeições. São boas fontes de carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Eles devem ser consumidos principalmente naquelas refeições em que há maior desejo por doces.
  • O consumo de alimentos fontes de proteína, animal e vegetal, é importante para o aumento da saciedade e, assim, para diminuir a compulsão por doces.
  • Evite o consumo de açúcares, doces, refrigerantes, cafeína e bebidas alcoólicas.
  • Pratique atividades físicas regularmente. Quando nos exercitamos, há liberação de substâncias que trazem a sensação de bem-estar.

 

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

SAÚDE-DO-CORAÇÃO-ALGUNS-ALIMENTOS-PODEM-TE-AJUDAR-A-PROTEGÊ-LO

COMA E PROTEJA O CORAÇÃO

Combine esses alimentos com bons hábitos e viva la vida!

SAIBA MAIS

VOCÊ CONHECE O REIKI?

Ententa por que você deve aderir a essa técnica.

SAIBA MAIS
quinta_feira-Você-conhece-o-reiki

TÊNIS DE CORRIDA: COMO ESCOLHER?

Aprenda a escolher o melhor para você e seu treino.

SAIBA MAIS
shutterstock_134140520

APROVEITE O CARNAVAL COMENDO BEM

O carnaval coincide com a época mais quente do ano, o verão, por isso para aproveitar a festa e evitar desconfortos durante os desfiles e bailes de carnaval, os cuidados … Continue lendo “APROVEITE O CARNAVAL COMENDO BEM”

SAIBA MAIS
CARNAVAL-ALIMENTE-SE-BEM-E-APROVEITE-A-FESTA
PERDER-PESO-NO-ANO-NOVO.-DESVENDE-ESSE-MISTÉRIO

COMO PERDER PESO NO ANO-NOVO

Ano-novo, vida nova e corpo novo também.

SAIBA MAIS

APROVEITE O FRIO PARA ENTRAR EM FORMA

Aproveite pra perder uns quilinhos e arrasar nas estações mais quentes!

SAIBA MAIS
APROVEITE-O-INVERNO-PARA-QUEIMAR-OS-QUILINHOS-INDESEJADOS-E-ARRASAR-NAS-ESTAÇÕES-MAIS-QUENTES-DO-ANO

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.