SJNM-DESVENDANDO-ROTULO

DO NUTRICIONÊS PARA O PORTUGUÊS – DESVENDANDO O RÓTULO

Oi, Mundo! <3

Hoje é dia de Nutricionês! E o assunto que vamos falar é importantíssimo e interessa a todos que prezam pela sua alimentação.

Independente do que se come, saber mais sobre o alimento é uma questão de consciência e informação.

8O1A0951

Tá tudo ali no rótulo, mas nós sabemos traduzir as informações? Sabemos dizer se aquele produto é realmente saudável?

 

Vamos falar de ingredientes: você sabia que a primeira coisa que aparece na lista de ingredientes é o que mais tem naquele alimento?

 

Isso porque as listas são feitas sempre em ordem decrescente de quantidade.

 

Se liga no exemplo do pão integral: se o primeiro ingrediente que aparece na lista é farinha de triga enriquecida com ferro e ácido fólico (também chamada de farinha branca refinada), pode esquecer que de integral esse pão não tem praticamente nada!!

 

Essa é uma ótima dica para pessoas com restrições alimentares, que podem sempre conferir no rótulo se há algum ingrediente que cause alergia e/ou intolerância.

 

 

8O1A0986#Dicadaade: Essa barra de frutas da Mundo Verde Seleção só tem fruta! É livre de conservantes, açúcares e etc. É uma ótima dica de lanche saudável pra levar na bolsa ou em qualquer lugar!

 

Isso nos mostra que quanto menor a lista de ingredientes, mais natural e saudável é o alimento!

 

Agora vamos falar de tabela nutricional.

 

Todo rótulo tem três tipos de gordura – totais, saturadas e insaturadas. Vamos conhecer sobre cada uma delas?

 

Onde aparecem as gorduras totais significam a somatória de todas as gorduras presentes naquele alimento/produto.

 

Medida Saudável: 55g/dia

 

Nas gorduras saturadas você vê as gorduras presentes em alimentos de origem animal. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte e azeite de dendê, bacon e muitas outras.

 

Quando em excesso e de maneira isolada, essa gordura é considerada ruim para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim, causando alguns problemas no coração. Mas quando consumida, por exemplo, no óleo coco e em quantidades adequadas, pode ser benéfica à saúde.

 

Medida Saudável: 22g/dia

 

A gordura insaturada é a gordura de origem vegetal. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros.

 

Em uma dieta balanceada recomenda-se o consumo de no máximo 44 gramas/dia. A gordura insaturada não traz tanto mal como a gordura saturada (quando consumida corretamente).

 

E a famosa gordura TRANS?

 

É uma gordura criada artificialmente e está em praticamente todos os produtos industrializados e frituras. Ela dá mais sabor, maciez, crocância e faz com que os produtos pareçam mais “gostosos”, entende?

 

Nosso corpo não precisa dessa gordura pra nada e, inclusive, a ingestão dela pode trazer sérios problemas à saúde. Melhor você passar longe tá bom?!

 

As gorduras poli e monoinsaturadas aparecem logo abaixo das gorduras totais, não são obrigatórias nas embalagens, mas são consideradas gorduras boas, relacionadas a prevenção de doenças do coração e outras.

 

FIBRAS! Ela é tudo de bom, pois tem a função de reduzir o colesterol, melhorar o controle glicêmico, regularizar o intestino e ajudar no emagrecimento.

 

A quantidade recomendada é de aproximadamente 30g/dia, ou seja, se o seu produto tem cerca de 4g por porção, é considerado rico em fibras!

 

Uma boa dica de consumir fibras é com a chia, que possui um alto teor de ácidos graxos poli-insatirados essenciais, considerados benéficos ao nosso organismo.

8O1A0982

Dica de consumo: Duas colheres de sopa/dia, que podem ser acrescentadas na vitamina, sucos, saladas e afins! #sejoganachia

 

E o sódio?

 

Há muita polêmica em torno desse ingrediente.

 

As diretrizes brasileiras de consumo de sal recomendam a ingestão diária de no máximo 5g como forma de alcançar uma alimentação saudável e promover a saúde.

 

Essa medida é menos que uma colher de chá rasa, por dia. Pouco né?

 

Uma boa parte do sal consumido diariamente vem do consumo de alimentos processados. Por isso, é importante conhecer a quantidade de sal presente nestes alimentos. Fique de olho no rótulo!

 

#maisdicadaade:

 

Existem temperos que dão tanto sabor à comida que a gente nem precisa acrescentar sal.

 

Esses temperos da Mundo Verde Seleção são feitos a partir de ervas naturais e são livres de sódio, o que é muito bom pra nos ajudar a controlar nossa ingestão desse ingrediente! Vale super a pena ter  na cozinha!

 

Atenção para as pegadinhas nos rótulos!

 

DIET X LIGHT

 

Produtos DIET são aqueles que retiram 100% de um dos seus ingredientes (principalmente açúcar). Já os produtos LIGHT reduzem no mínimo 25% de um dos seus ingredientes.

 

É preciso estar atento porque muitas vezes o fabricante do produto quer destacar uma informação para tirar a atenção do que realmente importa.

 

Exemplo: um cookie diet que não tem contém açúcar pode conter mais gorduras, e por isso ser mais calórico Já o light, pode ser menos calórico, mas conter muito açúcar e etc.

 

 

Bom gente, espero que vocês tenham aproveitado essas dicas para ficarem ainda mais conscientes da alimentação.

 

Nunca devemos esquecer da importância de se consultar um nutricionista e/ou médico especializado para auxiliar no melhor consumo dos alimentos para a nossa saúde!

 

E claro, ficar de olho nos rótulos é essencial!!

 

Semana que vem tem mais!

 

Beijo!

 

Adê

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

PERDER-PESO-NO-ANO-NOVO.-DESVENDE-ESSE-MISTÉRIO

COMO PERDER PESO NO ANO-NOVO

Ano-novo, vida nova e corpo novo também.

SAIBA MAIS

COMA E PROTEJA O CORAÇÃO

Combine esses alimentos com bons hábitos e viva la vida!

SAIBA MAIS
SAÚDE-DO-CORAÇÃO-ALGUNS-ALIMENTOS-PODEM-TE-AJUDAR-A-PROTEGÊ-LO

MINHA PRIMEIRA VEZ USANDO ÓLEO DE COCO (FORA DA COZINHA)

Descubra novos jeitos de usar o óleo de coco fora da cozinha!

SAIBA MAIS
SJNM-OLEO-DE-COCO

SUPERALIMENTOS PARA PERDER DE PESO

Não é a toa que eles são super!

SAIBA MAIS
MELHORES-SUPERALIMENTOS-PARA-PERDA-DE-PESO
viva-bem_pressao-alta

VIVA BEM MESMO COM PRESSÃO ALTA

Conhece dicas fáceis para cuidar da doença.

SAIBA MAIS

MASSAGEM MODELADORA FUNCIONA MESMO?

Descubra os benefícios dessa prática aqui.

SAIBA MAIS
Massagem modeladora funciona mesmo?

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.