SJNM-DESVENDANDO-ROTULO

DO NUTRICIONÊS PARA O PORTUGUÊS – DESVENDANDO O RÓTULO

Oi, Mundo! <3

Hoje é dia de Nutricionês! E o assunto que vamos falar é importantíssimo e interessa a todos que prezam pela sua alimentação.

Independente do que se come, saber mais sobre o alimento é uma questão de consciência e informação.

8O1A0951

Tá tudo ali no rótulo, mas nós sabemos traduzir as informações? Sabemos dizer se aquele produto é realmente saudável?

 

Vamos falar de ingredientes: você sabia que a primeira coisa que aparece na lista de ingredientes é o que mais tem naquele alimento?

 

Isso porque as listas são feitas sempre em ordem decrescente de quantidade.

 

Se liga no exemplo do pão integral: se o primeiro ingrediente que aparece na lista é farinha de triga enriquecida com ferro e ácido fólico (também chamada de farinha branca refinada), pode esquecer que de integral esse pão não tem praticamente nada!!

 

Essa é uma ótima dica para pessoas com restrições alimentares, que podem sempre conferir no rótulo se há algum ingrediente que cause alergia e/ou intolerância.

 

 

8O1A0986#Dicadaade: Essa barra de frutas da Mundo Verde Seleção só tem fruta! É livre de conservantes, açúcares e etc. É uma ótima dica de lanche saudável pra levar na bolsa ou em qualquer lugar!

 

Isso nos mostra que quanto menor a lista de ingredientes, mais natural e saudável é o alimento!

 

Agora vamos falar de tabela nutricional.

 

Todo rótulo tem três tipos de gordura – totais, saturadas e insaturadas. Vamos conhecer sobre cada uma delas?

 

Onde aparecem as gorduras totais significam a somatória de todas as gorduras presentes naquele alimento/produto.

 

Medida Saudável: 55g/dia

 

Nas gorduras saturadas você vê as gorduras presentes em alimentos de origem animal. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte e azeite de dendê, bacon e muitas outras.

 

Quando em excesso e de maneira isolada, essa gordura é considerada ruim para o organismo humano, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim, causando alguns problemas no coração. Mas quando consumida, por exemplo, no óleo coco e em quantidades adequadas, pode ser benéfica à saúde.

 

Medida Saudável: 22g/dia

 

A gordura insaturada é a gordura de origem vegetal. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros.

 

Em uma dieta balanceada recomenda-se o consumo de no máximo 44 gramas/dia. A gordura insaturada não traz tanto mal como a gordura saturada (quando consumida corretamente).

 

E a famosa gordura TRANS?

 

É uma gordura criada artificialmente e está em praticamente todos os produtos industrializados e frituras. Ela dá mais sabor, maciez, crocância e faz com que os produtos pareçam mais “gostosos”, entende?

 

Nosso corpo não precisa dessa gordura pra nada e, inclusive, a ingestão dela pode trazer sérios problemas à saúde. Melhor você passar longe tá bom?!

 

As gorduras poli e monoinsaturadas aparecem logo abaixo das gorduras totais, não são obrigatórias nas embalagens, mas são consideradas gorduras boas, relacionadas a prevenção de doenças do coração e outras.

 

FIBRAS! Ela é tudo de bom, pois tem a função de reduzir o colesterol, melhorar o controle glicêmico, regularizar o intestino e ajudar no emagrecimento.

 

A quantidade recomendada é de aproximadamente 30g/dia, ou seja, se o seu produto tem cerca de 4g por porção, é considerado rico em fibras!

 

Uma boa dica de consumir fibras é com a chia, que possui um alto teor de ácidos graxos poli-insatirados essenciais, considerados benéficos ao nosso organismo.

8O1A0982

Dica de consumo: Duas colheres de sopa/dia, que podem ser acrescentadas na vitamina, sucos, saladas e afins! #sejoganachia

 

E o sódio?

 

Há muita polêmica em torno desse ingrediente.

 

As diretrizes brasileiras de consumo de sal recomendam a ingestão diária de no máximo 5g como forma de alcançar uma alimentação saudável e promover a saúde.

 

Essa medida é menos que uma colher de chá rasa, por dia. Pouco né?

 

Uma boa parte do sal consumido diariamente vem do consumo de alimentos processados. Por isso, é importante conhecer a quantidade de sal presente nestes alimentos. Fique de olho no rótulo!

 

#maisdicadaade:

 

Existem temperos que dão tanto sabor à comida que a gente nem precisa acrescentar sal.

 

Esses temperos da Mundo Verde Seleção são feitos a partir de ervas naturais e são livres de sódio, o que é muito bom pra nos ajudar a controlar nossa ingestão desse ingrediente! Vale super a pena ter  na cozinha!

 

Atenção para as pegadinhas nos rótulos!

 

DIET X LIGHT

 

Produtos DIET são aqueles que retiram 100% de um dos seus ingredientes (principalmente açúcar). Já os produtos LIGHT reduzem no mínimo 25% de um dos seus ingredientes.

 

É preciso estar atento porque muitas vezes o fabricante do produto quer destacar uma informação para tirar a atenção do que realmente importa.

 

Exemplo: um cookie diet que não tem contém açúcar pode conter mais gorduras, e por isso ser mais calórico Já o light, pode ser menos calórico, mas conter muito açúcar e etc.

 

 

Bom gente, espero que vocês tenham aproveitado essas dicas para ficarem ainda mais conscientes da alimentação.

 

Nunca devemos esquecer da importância de se consultar um nutricionista e/ou médico especializado para auxiliar no melhor consumo dos alimentos para a nossa saúde!

 

E claro, ficar de olho nos rótulos é essencial!!

 

Semana que vem tem mais!

 

Beijo!

 

Adê

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

PERDER-PESO-NO-ANO-NOVO.-DESVENDE-ESSE-MISTÉRIO

COMO PERDER PESO NO ANO-NOVO

Ano-novo, vida nova e corpo novo também.

SAIBA MAIS

ALIMENTOS FUNCIONAIS: DESVENDE-OS

Conheça os alimentos que podem melhorar sua qualidade de vida!

SAIBA MAIS
shutterstock_348320018-(1)

11 ALIMENTOS QUE AUXILIAM NA DETOX

Dieta detox caseira? É pra já!

SAIBA MAIS
11-alimentos-detox

CHLORELLA DTOX

Um suplemento cheio de nutrientes e perfeito pra desintoxicação.

SAIBA MAIS
_chlorella-dtox
Projeto Verão

PROJETO VERÃO

Dezembro chegou e você ainda não atingiu o seu objetivo? Bateu arrependimento por não ter se alimentado bem e por ter faltado todos aqueles dias na academia? Calma! Ainda dá … Continue lendo “PROJETO VERÃO”

SAIBA MAIS

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO?

Ele pode fazer mais do que você imagina.

SAIBA MAIS
QUAIS-OS-BENEFÍCIOS-DO-ÓLEO-DE-COCO

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.