INTOLERÂNCIA A LACTOSE E ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE

Apesar de serem desencadeadas pelo mesmo alimento e causarem sintomas parecidos, são diferentes e requerem tratamentos individualizados.

 

A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade do organismo de digerir a lactose (açúcar presente no leite e seus derivados) pela deficiência ou pela falta da enzima lactase, tornando o leite um alimento de difícil digestão. A intolerância pode acontecer a qualquer momento, desde a infância, podendo se agravar na vida adulta.

 

Os sintomas mais comuns são: Diarreia (sintoma mais comum), náuseas, dor e distensão abdominal e gases.  A intensidade dos sintomas é decorrente da quantidade de lactose ingerida e da tolerância de cada pessoa. O uso de enzima lactase, pode permitir o consumo destes alimentos e evitar reações indesejáveis.

 

A alergia a proteína do leite é provocada pelas proteínas presentes no leite, que são identificadas pelo sistema imunológico como um agressor, uma substancia estranha e que precisa ser combatida. Neste caso, as principais reações são: diarreia, distensão abdominal e gases, mas também pode causar lesões na pele (urticária e coceira), problemas respiratórios, inflamação da mucosa intestinal ou mesmo feridas e sangramentos intestinais.

 

Tais sintomas são desencadeados na primeira infância e a alergia é descoberta logo no inicio, podendo melhorar com o passar dos anos. Neste caso, deve-se excluir da alimentação, durante toda a vida, leite e seus derivados que contenham sua proteína, a fim de evitar a reação alérgica pelo organismo.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

5-dicas-para-comer-bem-com-as-criancas

5 DICAS PARA COMER BEM NAS FÉRIAS ESCOLARES

Comer besteiras nas férias? Nada disso! Saiba como manter a alimentação saudável.

SAIBA MAIS

DICAS PARA CORRER NA RUA

Todo cuidado pra você praticar sua corrida sem se machucar.

SAIBA MAIS
09_22_quintablog

4 ESPORTES DE AVENTURA PRA SAIR DA ROTINA

Adicione adrenalina ao seu treino!

SAIBA MAIS
esportes-aventura

REFEIÇÃO OU SMARTPHONE: ONDE ESTÁ SUA ATENÇÃO?

Comer vendo TV faz mal? Vale o mesmo pro smartphone!

SAIBA MAIS
22
4

EVITE UNHAS AMARELADAS NO VERÃO

Saiba como manter as unhas branquinhas na praia ou piscina.

SAIBA MAIS

ÓLEO DE COCO: COMO USAR NA PELE

Sabe que faz bem, mas não sabe como usar? A gente ensina!

SAIBA MAIS
14

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.