festa-junina-017

JUNHO SAUDÁVEL: APROVEITE O ARRAIÁ SEM MEDO!

Festas juninas chegando, e com elas todas aquelas guloseimas de dar água na boca. Apesar de essas preparações serem calóricas, e geralmente, muito gordurosas e doces, os ingredientes principais são, na verdade, benéficos à saúde. Outro problema também é a quantidade ingerida das preparações, já que as pessoas costumam abusar durante as festas. A combinação da qualidade aliada aos exageros que as pessoas cometem, geralmente resulta em ganho de peso, além de aumentar o risco do surgimento de problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto, e até mesmo, desconfortos gastrointestinais.

Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas de como tornar as preparações das festas juninas menos calóricas, para que você possa aproveitá-las sem culpa (mas ainda assim, sem exageros!):

  • Primeiramente, nada de excessos. É permitido experimentar de tudo, porém em pequenas quantidades.
  • Nas preparações, alguns ingredientes podem ser substituídos. O leite integral, por exemplo, pode ser substituído pela sua versão desnatada, pois possui menor teor de gordura, ou até mesmo, por bebidas vegetais (arroz, coco, castanha, aveia), o que pode favorecer também a pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca.
  • Geralmente as preparações são doces, e levam açúcar. Este pode ser substituído por adoçantes culinários, que já são próprios para receitas ou o xylitol, que é um adoçante natural. Outra opção é o açúcar de coco, que possui menor índice glicêmico em relação ao açúcar comum, o que é benéfico para a saúde.
  • O leite condensado de algumas receitas, como cocadas, por exemplo, pode ser usado na versão sem açúcar ou pode ser substituído pela biomassa de banana verde, que tem excelente ação prebiótica, por ser fonte de amido resistente que regulariza intestino e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • A canela é uma especiaria muito boa para compor as suas receitas. Com ação antioxidante e hipoglicemiante, pode ser uma boa aliada da saúde.
  • O milho, amendoim e o pinhão, são alimentos bastante utilizados nesta época, e são fontes de diversos nutrientes benéficos. O milho, por exemplo, é fonte de fibras, vitaminas A, folato e tiamina, e pode ser consumido na sua forma cozida. O amendoim é fonte de gorduras benéficas ao coração, fibras que contribuem para o funcionamento do intestino, e pode ser consumido na sua forma torrada ou cozida. É fonte de proteína, cálcio e magnésio, e é servido cozido.

Gostou? Agora é só aproveitar as nossas dicas e curtir as festas juninas de forma saudável e sem excessos!

Fonte: Priscila Teles

 

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_292297256

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS
shutterstock_118136980-(1)

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS
shutterstock_38435221-(1)

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS
reunião-fit-tapioca
shutterstock_277426841-(1)

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS
shutterstock_325399130

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.