LANCHEIRA SAUDÁVEL

Uma alimentação saudável faz com que a criança cresça e se desenvolva melhor. Quando bem nutrida, consegue aprender melhor, tem melhor desempenho escolar, mais facilidade de concentração e fica menos doente, já que seu sistema imunológico está forte para defendê-la. Uma criança mal nutrida pode desenvolver problemas como a desnutrição, anemia e obesidade.

Um dos momentos de maior atenção são os lanches intermediários, onde a criançada opta por consumir frituras, salgadinhos, bebidas adoçadas com muito açúcar, bolachas sem valor nutricional algum e etc. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o correto é que criança coma um alimento fonte de carboidrato, uma fruta, uma proteína e uma bebida nesses intervalos.

Pode parecer difícil fazer essa introdução, mas lembre-se que as crianças são atraídas pelo cheiro, cor, textura e pela brincadeira, então, uma boa maneira de fazê-las gostarem de lanches mais nutritivos e feitos em casa, é as fazer colocar a mão na massa e ajudarem no preparo. Sim, vai dar sujeira, mas nada que água e sabão não deem conta de resolver.

Para tornar a rotina mais ágil, necessitamos de planejamento, que pode ser semanal, afinal, o melhor são os produtos com data de validade curta. Isso significa um produto mais natural, sem adição de conservantes.

Para alimentos fontes de energia, dê preferência aos integrais ou ricos em fibras, que aumentam a saciedade da criança e melhoram a saúde intestinal, como por exemplo: sanduíches naturais, pães caseiros, cookies integrais, batata doce cozida, milho cozido, pipoca, aveia, frutas e etc.

As frutas devem estar presentes sempre que possível, pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais.

Para a bebida, a água é uma boa opção, mas também podem entrar na lancheira das crianças: água de coco, sucos de frutas natural ou chás gelados feitos em casa, evitando-se o consumo de sucos de caixinha ou em pó, ricos em açúcar.

 

Veja algumas sugestões de lanches saudáveis para a criançada:

  • Suco de cranberry com morango, sanduíche de pão integral com patê de atum e pedaços de abacaxi (fruta in natura);
  • Suco natura de pêssego, pipoca de canjica de milho salgada e maçã (fruta in natura);
  • Água de coco, muffin orgânico sabor banana e chocolate e mix de castanhas;
  • Suco de uva integral (300 ml), snack integral sabor queijo, chocolate 55% cacau;
  • Smoothie de frutas vermelhas, cookie orgânico sabor baunilha (40g),
  • Bebida de chocolate, torradas integrais com geleia de morango e barra de frutas;
  • Iogurte de frutas, granola e snack integral sem glúten e banana (in natura).

 

E não se esqueça de que a forma de transportar o alimento é importante. Quando necessário, nossas crianças devem carregar seus lanches em lancheiras térmicas.

 

FONTE: Jaqueline Fagundes – Nutricionista Mundo Verde.

 

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