Pauta-Socil-MV-Nov_Post-5_Novembro-Azul-step1

NOVEMBRO AZUL

Neste mês, acontece a Campanha Novembro Azul que alerta para a prevenção do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 17 de novembro de 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, cerca de 70 mil diagnósticos de câncer de próstata são feitos por ano, segundo dados do INCA, sendo a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido pelo câncer de pulmão.

Recomenda-se que os homens com histórico de câncer de próstata na família comecem a se prevenir a partir dos 45 anos de idade. Se não existem casos, o homem deve visitar o urologista anualmente, a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos menos invasivos.

Além do acompanhamento médico e dos exames precoces, o cuidado com a alimentação é fundamental para a prevenção da doença.

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras e outros irá contribuir para um melhor fornecimento de nutrientes, principalmente antioxidantes que atuam na prevenção de várias doenças, incluindo o câncer. Além disso, é importante evitar o consumo de carnes com maior teor de gorduras, alimentos embutidos e enlatados, produtos industrializados de forma geral, para diminuir o consumo de compostos que podem favorecer o aparecimento de doenças.

Seguem abaixo alguns alimentos/nutrientes que podem ajudar ainda mais nessa prevenção:

Licopeno: pigmento que confere a cor avermelhada aos alimentos, é um dos mais estudados e com efeito comprovado na prevenção desse câncer mais comum no gênero masculino. Inclua sempre esses alimentos em suas refeições. Além do tomate, lembre-se da goiaba, melancia, morangos, acerola, maçã, caqui, cereja, pimentas e outros, de preferência orgânicos.

Dica: sempre que for possível, aqueça os alimentos vermelhos para concentrar ainda mais o licopeno!

Óleo de coco: além do efeito termogênico, contém compostos com efeito antioxidantes que podem prevenir o envelhecimento precoce da pele e também alterações celulares que podem favorecer o aparecimento de câncer e outras doenças.

Zinco: mineral importante para a manutenção da saúde da próstata. Para obtê-lo, consuma grão-de-bicofeijões, lentilha, semente de abóbora, cereais integrais, nozes, castanhas e outras oleaginosas, gergelim e outros.

Suco de uva integral: o resveratrol é encontrado na casca da uva e também nas framboesas e amoras. É um potente antioxidante que pode ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas e prevenir o aparecimento de câncer.

Vegetais crucíferos: seus compostos sulforados podem ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. Boas fontes são o repolho, brócolis, couve-flor, couve e outros.

Não se esqueça dos cereais integrais e legumes que, além de vitaminas e minerais que também exercem efeitos antioxidantes, são boas fontes de fibras que podem ajudar no processo de emagrecimento e na melhora do funcionamento intestinal.

Homens, aproveitem o mês de prevenção para fazer um check-up geral e assim conseguirem aproveitar tudo com ainda mais saúde!

Castanha do Pará selecionada diretamente da Floresta Amazônica sem casca e desidratada.

Benefícios:

É a maior fonte alimentar de selênio, mineral com potente ação antioxidante.

Seu consumo está relacionado ao bom funcionamento da tireoide, à proteção contra o câncer e contra o envelhecimento precoce;

Protege contra as doenças do coração, contra o Mal de Alzheimer e contra a infertilidade masculina.

Mix de GojiBerry, CranBerry, BlueBerry e GoldenBerry.

Benefícios:

Mix de berries, frutas ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres.

Seus antioxidantes desempenham papel importante na prevenção do câncer.

Ainda auxilia na redução dos níveis de colesterol, combatem o envelhecimento precoce e ajudam a manter o corpo saudável e jovem.

Suplemento de zinco, na forma de zinco quelato que garante melhor absorção do mineral.

Benefícios:

Mineral com importante ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce das células e doenças, como o câncer.

Tem papel importante no sistema imunológico e na cicatrização de feridas. Além de melhorar a fertilidade de homens e mulheres, em praticantes de atividade física diminui a produção de lactato e a dor muscular pós treino.

• Cápsula Vegetal (HPMC).

Sugestão de consumo: Consumir 1 cápsula ao dia, ou conforme orientação de nutricionista ou médico.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

8

DICAS SUSTENTÁVEIS PRO INVERNO

É possível ser sustentável em qualquer época do ano. Confira!

SAIBA MAIS

CONHEÇA A LINHA INTEGRAL DE COOKIES

Integral de verdade, sem farinha ou açúcar refinado.

SAIBA MAIS
cookies-integrais

SUPERGRÃOS – CONHEÇA O FREEKEH E O PAINÇO

Já sabemos que os cereais integrais devem fazer parte de uma dieta saudável.

SAIBA MAIS
shutterstock_251025229

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS
shutterstock_118310938
lactose free

INTOLERÂNCIA À LACTOSE. EU TENHO, E AGORA?

Sem susto. A intolerância à lactose é mais comum do que você imagina e pode ser controlada.

SAIBA MAIS

ESPECIAL DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Confira 6 maneiras de diminuir o açúcar na dieta.

SAIBA MAIS
shutterstock_296066060

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.