FB_26_9_1200x900

Nutrientes para o coração: como você tem cuidado do seu?

As doenças cardiovasculares têm associação direta com o estilo de vida, considerando o elevado numero de pessoas sedentárias e mal nutridas. A alimentação irregular, rica em açúcares, gorduras saturadas e alimentos industrializados, têm aumentado os níveis de colesterol na corrente sanguínea e prejudicado a saúde do coração.

A suplementação, dieta equilibrada e bons hábitos de vida, são essenciais para manter a saúde.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV) são: tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e elevados níveis de colesterol no sangue. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma, por dados, que 17,3 milhões de pessoas morrem por ano, com alguma doença relacionada ao coração, e destes, pelo menos 300 mil são brasileiros.

Os dados são indicativos de que a prevenção é mais do que essencial. Hábitos saudáveis de vida, como alimentação adequada e pratica de atividade física, precisam ser inseridos na rotina da população.

Algumas atitudes são simples e podem ser feitas para evitar o problema.

Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, carnes gordurosas e industrializados em excesso. Alimentos ricos em açúcares e sódio também precisam ser evitados e/ou consumidos com moderação.

A aposta deve ser em alimentos ricos em fibras, que contribuem com a redução do colesterol e proteção cardiovascular. As frutas, verduras, legumes e cereais integrais são boas sugestões para aumentar o consumo de fibras.

Alguns alimentos são imprescindíveis, corre para o mercado:

Azeite de oliva extra virgem: diminui o colesterol total e aumenta as taxas de HDL, também conhecido como colesterol bom.

Peixes de água fria: sardinha, atum, truta e salmão são peixes com alta concentração de ômega 3, acido graxo essencial para a saúde cardiovascular e diminuição da inflamação.

Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas e avelãs são fonte de gorduras de qualidade para a saúde do coração, além da ação antiinflamatória.

Não deixe de procurar um profissional capacitado para avaliar seus exames e te orientar segundo suas necessidades. Cuide do seu coração!

 

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_38435221-(1)

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS
shutterstock_118136980-(1)

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS
shutterstock_325399130
reunião-fit-tapioca

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS
shutterstock_292297256

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.