Outubro Rosa - Mundo Verde

Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A doença atinge cerca de 57 mil brasileiras por ano. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. Destes, de 5% a 10% estão relacionados com a genética, enquanto de 90% a 95% estão relacionados a hábitos de vida, como tabagismo, uso de medicamentos com alta concentração de estrogênio, alimentação muito calórica, sedentarismo e abuso de bebidas alcoólicas. 

A boa notícia é que na grande maioria das vezes, essa doença tem prevenção e, se detectada precocemente, tem altas chances de cura.  Uma das ferramentas mais poderosas para a prevenção contra o câncer de mama é o que colocamos para dentro do nosso corpo. Mas você sabe o que incluir no prato para prevenir-se da doença? A receita é simples: uma alimentação balanceada, rica em vegetais frescos e, de preferência, orgânicos. Veja a seguir o que consumir para a manter os seios – e seu corpo – saudáveis:

Alimentos fontes de fibras: as fibras solúveis e insolúveis reduzem o risco de câncer de mama. Mas como isso acontece? A fibra insolúvel se liga ao estrogênio no intestino e elimina-o. As fibras também podem garantir que haja menos estrogênio disponível. Quando menores quantidades de estrogênio são absorvidas, você fica menos exposta ao hormônio o que, por sua vez, reduz o risco de câncer de mama. Para que isso aconteça você precisa de 35 gramas por dia de fibras. Além das hortaliças, frutas e cereais integrais. Ótimas fontes de fibras são: semente de chia, aveia, semente de linhaça, farinha de banana verde, farinha de coco.

Peixes, óleos de peixe, chia e linhaça: são fontes de ômega-3, um ácido graxo essencial, ou seja, não é produzido pelo nosso organismo, devendo ser adquirido através da alimentação. Mas por que você precisa dele? O ômega-3 reduz a inflamação, uma condição que danifica o tecido saudável e pode estimular o crescimento das células – incluindo células cancerosas. O ômega-6, muito presente em nossa alimentação, por outro lado, pode aumentar a inflamação. 

Vegetais crucíferos: brócolis, couve-flor, repolho, couve de bruxelas, couve chinesa e couve são ricos em sulfarofano, um fitoquímico que ajuda na prevenção contra o câncer. Estudos recentes sugerem que o sulfarofano pode destruir as células cancerosas.

Frutas vermelhas: o cranberry, goji berry, mirtilo, morango, framboesa, amora contêm um fitonutriente chamado antocianina que parece bloquear o crescimento de células cancerígenas e podem bloquear o dano ao DNA de células da mama. Elas também são ótimas fontes de vitamina C, flavonoides e fibras. 

Açafrão (cúrcuma): fonte de curcumina, poderoso antioxidante que pode suprir inflamações e inibir o do crescimento de células neoplásicas. Adicione a cúrcuma ao arroz, legumes, sopas.

Dica: os benefícios da cúrcuma são potencializados quando misturadas à pimenta do reino.

Cogumelos: os cogumelos shiitake, shimeji e Paris, são ricos em beta-glucanas, com destaque para a lentinana. Essa substância estimula o sistema imunológico, especialmente as células chamadas natural killer, que destroem as células cancerígenas.

Romã: fonte de ácido elágico, um potente antioxidante que pode inibir a ação de uma enzima que desempenha um papel no desenvolvimento do câncer de mama.

Chá verde e chá branco: são fontes de catequinas, substâncias capazes de prevenir contra o câncer de mama. O chá verde é eficaz na proteção das células contra exposições ambientais que podem aumentar o risco de câncer.

Lembre-se: alimentos como cereais integrais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, castanhas e sementes, são ricos em antioxidantes que reduzem a proliferação de células cancerígenas e, também, os efeitos do tratamento contra a doença. Através do consumo desses alimentos, a mulher dá mais elementos para seu organismo estar mais protegido.

Mundos: Mundo em equilíbrio, saúde

Tags: outubro rosa, alimentos, alimentação, câncer de mama, mulheres, ômega-3, antioxidantes, chá verde, cogumelos, romã, cúrcuma, berries, frutas vermelhas, vegetais, peixes

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

8

DICAS SUSTENTÁVEIS PRO INVERNO

É possível ser sustentável em qualquer época do ano. Confira!

SAIBA MAIS

CONHEÇA A LINHA INTEGRAL DE COOKIES

Integral de verdade, sem farinha ou açúcar refinado.

SAIBA MAIS
cookies-integrais

SUPERGRÃOS – CONHEÇA O FREEKEH E O PAINÇO

Já sabemos que os cereais integrais devem fazer parte de uma dieta saudável.

SAIBA MAIS
shutterstock_251025229

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS
shutterstock_118310938
lactose free

INTOLERÂNCIA À LACTOSE. EU TENHO, E AGORA?

Sem susto. A intolerância à lactose é mais comum do que você imagina e pode ser controlada.

SAIBA MAIS

ESPECIAL DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Confira 6 maneiras de diminuir o açúcar na dieta.

SAIBA MAIS
shutterstock_296066060

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.