PÁSCOA

PÁSCOA: SINAL VERDE PRO CHOCOLATE

Nós sabemos que você vai querer comer chocolate na Páscoa. E adivinhe? Você pode. Quem nunca passou pelas gôndolas dos supermercados e ficou encantado com tantas variedades do doce mais amado do mundo que atire a primeira pedra. Atualmente, as opções de chocolates ao leite, amargo e branco dividem as prateleiras chocolates recheados e crocantes, fato que confirma essa paixão mundial.

Sabemos que essa preferência vai muito além do paladar, mas, independentemente da sua escolha, saiba que há sempre uma opção mais benéfica para a sua saúde. Deguste as alternativas mais saudáveis e não se sinta culpado por ter consumido o tão famoso chocolate na época mais saborosa do ano, até porque ele é ótima fonte energética e proporciona sensação de prazer e bem-estar. Por isso, aqui vão algumas dicas para que você escolha o melhor tipo de chocolate e seja favorecido por seus benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

E pode comemorar, porque ele é mais saudável do que você imagina. Os benefícios do chocolate para a saúde são inúmeros e não estamos nos referindo apenas à sensação de prazer e felicidade que ele nos proporciona, e às deversas vantagens nutricionais, como seu poder antioxidante, por exemplo. O cacau é extremamente potente nesse sentido, apresentando 30 vezes mais poder antioxidante quando comparado ao vinho tinto e 20 vezes mais que o do chá verde.

Percebe-se que estamos falando do cacau, do chocolate puro, e não de suas variações tradicionais cheias de açúcar, de gordura e de edulcorante que encontramos com facilidade em diversas lojas. Portanto, atente-se.

Quanto mais escuro o chocolate for, mais benefícios ele proporcionará. Quanto maior for a porcentagem de cacau no chocolate, menor será a porção de edulcorante, de gordura saturada e de açúcar e maior será a quantidade de antioxidantes. Os flavonóides, antioxidantes presentes no cacau, aumentam a concentração do HDL, o colesterol bom, e diminuem os níveis do colesterol ruim. O chocolate escuro é ótimo para o coração. As pessoas que o consomem diariamente correm menos risco de desenvolverem doenças cardíacas e isso está intimamente relacionado ao seu efeito hipotensivo, ou seja, o chocolate auxilia na redução da pressão arterial.

Já ouviu falar em chocolates funcionais? São ótimas opções para a Páscoa e para sempre que bater aquela vontade de comer um docinho. Eles contribuem para a manutenção da saúde, fornecendo maior quantidade de nutrientes e, normalmente, menor quantidade de calorias. Existem versões sem açúcar, sem glúten, sem lactose e, também, com alto teor de cacau. Assim como também existem os chocolates à base de soja, que são excelentes para celíacos e para intolerantes à lactose por serem livres de lactose e de glúten.

Outra incrível opção para ingerir como substituto do cacau e que proporciona enormes benefícios à saúde é a alfarroba. Uma vagem que, depois de torrada e moída pode ser substituta do cacao. Ela possui baixo teor de gordura, baixo valor calórico e é rica em fibras. Não contém açúcar, glúten e lactose, podendo ser consumida por diabéticos e por pessoas com outras restrições. Os ovos de alfarroba são ótima opção para presentear as crianças e as pessoas queridas nesta Páscoa.

Mas seja consciente ao consumir chocolate mesmo em suas versões saudáveis. Nada de exageros, consumi-lo em grandes quantidades pode levar ao excesso de peso e, até mesmo, ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e dislipidemias. Mesmo os indivíduos saudáveis devem ficar atentos.

Escolha o melhor tipo e lembre-se de que os chocolates com maior porcentagem de cacau são os mais saudáveis e os mais benéficos, mas, mesmo assim, mastigue-o bem devagar para ingerir menor quantidade do produto.

 

Fonte: Marcela M. Machado

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