QUAIS OS TIPOS DE DIABETES?

Conheça os tipos de diabetes e fique atento aos riscos e cuidados para viver com saúde.

Diabetes tipo I
Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose nO sangue.

Diabetes tipo II
O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose. Esse tipo de diabetes esta associado a obesidade.

Diabetes Gestacional
Durante a gravidez, para permitir o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudanças em seu equilíbrio hormonal. A placenta, por exemplo, é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo. O pâncreas, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar este quadro. Em algumas mulheres, entretanto, este processo não ocorre e elas desenvolvem um quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue.

Você sabia que alguns alimentos podem auxiliar na prevenção do Diabetes? Tenha sempre na sua rotina, frutas, verduras e legumes, que são fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que podem ajudar na prevenção.
Outras fontes de fibras, como sementes de chia e linhaça, farinha de banana verde, farinha de maracujá, também podem fazer parte do seu cardápio, já que as fibras auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue. Dá para usá-los em receitas, ou consumi-los diretamente em alimentos e/ou bebidas. Use a criatividade!

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

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