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COMA E PROTEJA O CORAÇÃO

Para a manutenção de um coração forte e saudável, bons hábitos são necessários, como a prática de atividade física, hidratação e uma alimentação equilibrada. Mas você sabe quais alimentos podem te ajudar a proteger o seu coração? Aqui vão algumas dicas:

Cereais integrais: arroz integral, grão de trigo, aveia, quinoa, amaranto, cevada, centeio, são exemplos dessa categoria de alimentos. Ricos em fibras, auxiliam no controle do colesterol sanguíneo. Além disso, são ricos em nutrientes antioxidantes, que previnem doenças cardiovasculares.

Leguminosas: alimentos mais conhecidos que fazem parte dessa categoria são os feijões, o grão de bico e a lentilha. São fontes de fibras, potássio e magnésio, nutrientes importantes para a saúde do coração. Além disso, possuem baixo teor de gordura e sódio.

Alho: fonte de substâncias antioxidantes e magnésio, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Para aproveitar os benefícios, recomenda-se a ingestão de 1 dente de alho cru por dia ou a ingestão do óleo de alho em cápsulas, que auxilia no controle da pressão arterial.

Alimentos fonte de Ômega 3: sardinha, atum, salmão, são exemplos de peixes fonte de ômega-3. Nas sementes de linhaça e de chia também é possível encontrar esse nutriente. Estudos mostram que populações que têm maior ingestão de alimentos fonte de ômega-3 possuem menor incidência de doenças cardiovasculares. Esse ácido graxo possui ação vasodilatadora, auxiliando no controle da pressão arterial, além de inibir a agregação plaquetária e a oxidação do colesterol ruim (LDL colesterol). Outras opções de fontes de ômega-3 são as cápsulas de óleo de peixe e a linhaça.

Chocolate amargo: quanto maior a porcentagem de cacau, mais antioxidantes estarão presentes e menor será o teor de gordura, tornando o chocolate amargo um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares. O consumo em torno de 25g ao dia é permitido. Prefira os chocolates com percentual maior ou igual a 70% de cacau.

Suco de uva integral / Suco de cranberry / Suco de romã: o suco de uva é fonte de flavonoides, substâncias antioxidantes que inibem a oxidação de gorduras e a agregação plaquetária. Auxilia na redução do colesterol ruim (LDL colesterol) e no aumento do bom colesterol (HDL colesterol). Aumentam o calibre dos vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial.

O cranberry é uma fruta que além de auxiliar na prevenção e no tratamento de infecção urinária, é rica em antocianina, um potente antioxidante. Auxilia no controle das taxas de colesterol no sangue e na prevenção de doenças cardíacas.

A romã é rica em diversos antioxidantes, entre eles os polifenóis, que auxiliam na redução do LDL colesterol.

Spirulina: trata-se de uma alga, considerada um superalimento devido a sua composição nutricional. Rica em proteínas, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Auxilia no controle do apetite, detox, na melhora do sistema imunológico entre outros benefícios, além de ser fonte de GLA (Ácido Gama Linolênico), precursor de substâncias vasodilatadoras que aumentam o calibre do vaso sanguíneo, auxiliando no controle da pressão, prevenindo contra doenças cardiovasculares.

Sal light: uma alternativa ao uso do sal comum. Possui maior teor de potássio e reduzido teor de sódio. Mesmo sendo reduzido em sódio, deve ser utilizado com moderação. Além disso, seu uso não é indicado para pessoas com determinados tipos de problemas renais. Nesses casos, é prudente buscar orientação profissional.

O consumo desses alimentos e a redução da ingestão de alimentos ricos em sódio, gordura e frituras de uma maneira geral, já são um grande passo para manutenção da saúde do coração. Busque sempre hábitos saudáveis! A prevenção é o melhor remédio.

 

Fonte: Priscila Teles

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