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SE JOGA NO AÇÚCAR

Oi Mundo!

Hoje, no Se Joga no Mundo, é dia de mais um episódio do quadro Do Nutricionês para o Português! No primeiro episódio, nós falamos da alfarroba e do quanto ela é saudável e docinha por natureza!

E por falar em doce, quem aqui consegue viver sem AÇÚCAR? Sabemos que este ingrediente é quase imprescindível em nossas vidas, mas pode trazer vários problemas de saúde se usado sem moderação. E é por isso precisamos falar dele!

“Mas Adê… existem escolhas saudáveis quando se fala de açúcar?”

É claro! Pra tudo nessa vida tem solução! E nós aqui do Mundo Verde podemos te ajudar nisso! J

Se joga no açúcar!

 

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Primeiro, vou te mostrar alguns tipos e falar um pouco da diferença entre eles:

  • O mais escurinho é o açúcar mascavo. Ele possui a mesma matéria-prima do açúcar branco – a cana de açúcar, porém, não passa por nenhum tipo de refinamento, ou seja, está na sua forma natural e isso faz com que ele preserve a maioria dos seus nutrientes.

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  • O açúcar demerara é o que tem o aspecto de pequenas “pedrinhas”. Ele é assim porque passa por um leve refinamento, mas o mais legal é que isso não faz com que ele perca nutrientes, ficando muito parecido com o açúcar mascavo em níveis nutricionais.

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  • Já o queridinho do momento, é o açúcar de coco! Na Ásia, ele já é usado há muito tempo e só agora está ficando mais conhecido por aqui. Ele é uma das opções mais saudáveis que temos no mercado, porque não é processado, é livre de qualquer aditivo químico e tem índice glicêmico bem baixo, o que permite ser usado com moderação também por diabéticos. Não é demais?!

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Açúcar x Adoçante

Além dos vários tipos de açúcares, existem opções como os edulcorantes e adoçantes (são a mesma coisa), que possuem baixo valor energético e também proporcionam sabor adocicado aos alimentos.

Entre eles nós temos opções artificiais e naturais – e eu nem preciso dizer qual você deve escolher, não é mesmo?

Os mais comuns são a stevia e o xilitol, de origem vegetal e muito bem aceitos para quem tem restrições ao uso do açúcar.

Outras alternativas naturais são o mel, o melado de cana e o agave (xarope extraído de uma planta suculenta da América Central), que têm sabor doce e podem ser utilizadas de acordo com a sua necessidade pessoal.

Mas voltemos ao que interessa!

No vídeo que já está disponível no canal do YouTube, eu mostrei um “teste cego” que fiz com a ajuda da produção.

De olhos vendados, provei três limonadas, e cada uma delas estava adoçada com um tipo de açúcar (coco, demerara e mascavo).

Assistam ao vídeo para ver qual foi o resultado!

Até aqui, acho que não traduzi tanta coisa assim, e o assunto realmente merece um conhecimento mais fundamentado. Por isso, eu convidei a Marcela, que é nutri do Mundo Verde, para um bate-bola sobre açúcares, explicando em poucas palavras o que é cada um deles.

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Vimos o quão variadas são nossas opções saudáveis na hora de adoçar a vida. E que, dependendo da ocasião, você pode escolher entre muitas opções.

E tá esperando o que pra trocar esse açúcar de casa, gente?!

Se já for fã de algum desses que citamos no nosso episódio, compartilhe com a gente a sua experiência ou dica!

 

Um beijo e até semana que vem!

 

Adê <3

 

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