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SEU CORPO PRECISA DE GORDURAS

Todo mundo já ouviu dizer que devemos evitar gorduras para proteger o nosso coração. Mas será que devemos evitar qualquer tipo?

Não, muito pelo contrario. Algumas gorduras são essenciais para contribuir com a boa saúde cardiovascular. Agora você só precisa saber quais escolher. Tudo depende do tipo de gordura que vai para seu prato E gorduras ruins existem sim – sendo essas responsáveis por aumentar o risco de doenças do coração. Elas são chamadas de saturadas, ou seja, aumentam o colesterol ruim (LDL) e se acumulam nas paredes de nossas artérias.

Onde estão essas gorduras ruins? Alguns exemplos principais são: queijos gordos, leite integral, manteiga e carnes gordas. Também encontramos em embutidos e alimentos industrializados diversos, como biscoitos recheados, balas e chocolates.

Vamos falar daquelas gorduras que realmente merecem nossa atenção: as gorduras mono e poliinsaturadas, que são capazes de aumentar o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL. As gorduras monoinsaturadas são encontradas em óleos vegetais, como o azeite de oliva e o óleo de canola, como também nas oleaginosas e abacates.

Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados em óleo de peixe, peixes de águas frias e profundas (salmão, sardinha, atum, anchova), linhaça, chia e quinoa. Por isso, nossa alimentação precisa ser variada e rica nestes nutrientes e mesmo assim, a suplementação bem orientada com ômega-3 pode ser viável e contribuir com a saúde cardiovascular.

Aposte também nas oleaginosas, como castanhas do Pará e Caju, amêndoas, macadâmia, nozes e avelã. O óleo de coco também pode entrar na sua lista. Mas não se esqueça: sem exageros. Gorduras são gorduras, em excesso podem levar ao sobrepeso ou mesmo influenciar negativamente no aumento do colesterol ruim. Moderação sempre!

Confira mais alguns benefícios das gorduras boas para te convencer a consumi-las:

  • Atuam como função antioxidante no organismo
  • Contribuem com a memória
  • Reduzem LDL
  • Aumentam HDL
  • Melhoram a circulação sanguínea
  • Podem auxiliar a redução a pressão arterial
  • Previnem contra doenças cardiovasculares

Dicas: Troque a margarina por Tahine. Substitua carnes fritas por grelhadas. Evite consumir alimentos industrializados e altamente processados, por alimentos in natura como frutas, verduras e legumes. Altere o consumo de leite integral, por leite desnatado e/ou bebidas vegetais.

Comece com pequenas mudanças, mas comece!

 

Fonte: Marcela Mendes

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