shutterstock_251025229

SUPERGRÃOS – CONHEÇA O FREEKEH E O PAINÇO

Já sabemos que os cereais integrais devem fazer parte de uma dieta saudável. Estudos mostram que o consumo de 3 porções ao dia de cereais integrais (uma porção equivale a ½ xícara de chá) pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, de diabetes tipo 2 e de alguns tipos de câncer. Preferir os integrais também ajuda a diminuir o acúmulo de gordura na região abdominal que está relacionado à síndrome metabólica.

E se associado aos benefícios dos cereais integrais tivéssemos também grandes quantidades de proteína e antioxidantes? É isso que temos nos supergrãos, alguns já conhecidos, como a quinoa e o amaranto, e outros chegando e ganhando espaço nos cardápios, como o painço e o freekeh. Conheça um pouco mais sobre esses dois supergrãos.

 

Freekeh

O freekeh é o grão do trigo colhido ainda verde e tostado, o que confere ao grão um sabor levemente defumado.

Ser colhido ainda verde altera o perfil nutricional do grão. Na versão freekeh, o trigo tem 4 vezes mais fibras que o arroz integral, assim, contribui para o controle da glicemia, para o bom funcionamento do intestino e para a perda de peso, já que promove a sensação de saciedade.

Essas fibras têm também a função prebiótica, ou seja, favorecem a fixação e o crescimento de boas bactérias no intestino relacionadas à melhor digestão e à melhor resposta imunológica.

É também uma melhor fonte de proteínas e de antioxidantes que o trigo colhido maduro.

O freekeh é considerado o grão mais rico em luteína e em zeaxantina, nutrientes de ação antioxidante e que ajudam a diminuir o risco de degeneração macular e dano na retina, que geralmente acometem pessoas com mais de 50 anos e podem causar a perda da visão. Também é fonte de cálcio, de ferro, de potássio, de magnésio e de zinco.

Pode ser usado no preparo de pratos frios ou quentes, como saladas ou sopas. Pode ser substituído pelo arroz nas refeições. Basta cozinhá-lo por vinte minutos.

 

Painço

Também conhecido como Millet, é um cereal integral de semente pequena e arredondada normalmente amarela. Seu preparo é bastante versátil já que pode ser feito solto, como um arroz ou cremoso como um mingau, nas versões salgadas ou doces.

Ele se destaca por ser boa fonte de importantes nutrientes, como manganês, magnésio, fósforo e triptofano e, por isso, tem papel benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares, na saúde dos ossos e no controle de diabetes.

 

Varie o cardápio e tenha uma alimentação mais saudável.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

8

DICAS SUSTENTÁVEIS PRO INVERNO

É possível ser sustentável em qualquer época do ano. Confira!

SAIBA MAIS

CONHEÇA A LINHA INTEGRAL DE COOKIES

Integral de verdade, sem farinha ou açúcar refinado.

SAIBA MAIS
cookies-integrais

SUPERGRÃOS – CONHEÇA O FREEKEH E O PAINÇO

Já sabemos que os cereais integrais devem fazer parte de uma dieta saudável.

SAIBA MAIS
shutterstock_251025229

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS
shutterstock_118310938
lactose free

INTOLERÂNCIA À LACTOSE. EU TENHO, E AGORA?

Sem susto. A intolerância à lactose é mais comum do que você imagina e pode ser controlada.

SAIBA MAIS

ESPECIAL DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Confira 6 maneiras de diminuir o açúcar na dieta.

SAIBA MAIS
shutterstock_296066060

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.