shutterstock_373370530

A FALTA DE SONO PODE FAZER VOCÊ ENGORDAR

Quantas vezes você já ouviu falar que uma boa noite de sono evita aqueles temidos quilinhos extras?

Estudos mostram que noites com apenas 6, 5 ou menos horas de sono dificultam a manutenção ou a perda de peso. Em um estudo com 7.022 pessoas, pesquisadores finlandeses descobriram que mulheres que relataram problemas de sono eram mais propensas ao ganho de peso.

Agora a grande questão: por que o sono influencia tanto na variação do seu peso? Vamos conhecer todos esses detalhes.

  1. Quanto menos você dorme, menor é a queima de gordura do seu organismo.

Em um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores contavam com um grupo de homens que dormiram 12 horas na primeira noite, mas não lhes permitiram dormir na noite seguinte. Com relação à alimentação, eles mantiveram a mesma ingestão de alimentos no café da manhã.

Após esses processos, os pesquisadores mediram as despesas de energia dos sujeitos no metabolismo basal, onde ocorre queima de energia para manutenção das funções vitais do organismo. Quando os homens foram privados de sono, seu gasto de energia total foi 5% menor comparado àqueles que tiveram uma adequada noite de sono, além do gasto energético pós-refeição ter sido 20% menor.

  1. Noites com poucas horas de sono influenciam no consumo exacerbado de alimentos nos dias subsequentes.

Na pesquisa apresentada em 2011 pela Scientific Sessions da American Heart Association, foi demonstrado que as mulheres que puderam dormir apenas 4 horas à noite comeram 329 calorias adicionais no dia seguinte comparado com o que elas consumiram depois de dormirem 9 horas. Os homens em análise no mesmo estudo consumiram 263 calorias a mais no dia posterior à noite maldormida. Além de aumentar o risco de fazerem um lanche noturno, essas pessoas ficaram mais propensas a escolher lanches ricos em carboidratos.

  1. Dormir menos influencia diretamente o nível dos hormônios relacionados ao estímulo da fome.

Essa é provavelmente a maior revelação sobre a ligação entre o sono e a perda de peso e também o maior desafio para você. Dormir pouco afeta seus níveis hormonais. Isso porque o sono insuficiente aumenta os níveis de grelina, o hormônio que aumenta o estímulo da fome. Quando se trata de ganho e de perda de peso, esse hormônio desempenha papel de extrema importância.

O trabalho da grelina é aumentar o seu apetite, a produção de gordura e fazer o seu corpo crescer. Efeitos considerados indesejáveis, pois sempre desejamos manter ou perder peso.

A falta de sono também reduz os níveis de leptina, o hormônio que controla os estímulos de saciedade. Os níveis de leptina estão em alta durante a noite, o que significa que, enquanto está dormindo, você não precisa comer. Seus níveis de leptina caem durante o dia, momento em que você precisa se alimentar.

  1. Dormir menos diminui a perda de gordura corporal. A falta de sono também pode afetar a quantidade de peso que você perde.

Em um estudo da Universidade de Chicago, os pesquisadores acompanharam 10 indivíduos com sobrepeso, que foram colocados em uma dieta equilibrada. Todos perderam aproximadamente 6,6 quilos. Porém, os indivíduos com noites de sono adequadas perderam mais quilos de gordura quando comparados aos que dormiram menos horas por noite. Aqueles que dormiram uma noite adequada de sono relataram menos fome, o que faz sentido devido ao nível de grelina (responsável por aumentar o apetite) ter se mantido sobre controle.

Priorize o seu sono como uma das funções mais importantes do dia. Já vimos e comprovamos o quanto ele é importante para você se manter feliz com o seu corpo.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

8

DICAS SUSTENTÁVEIS PRO INVERNO

É possível ser sustentável em qualquer época do ano. Confira!

SAIBA MAIS

CONHEÇA A LINHA INTEGRAL DE COOKIES

Integral de verdade, sem farinha ou açúcar refinado.

SAIBA MAIS
cookies-integrais

SUPERGRÃOS – CONHEÇA O FREEKEH E O PAINÇO

Já sabemos que os cereais integrais devem fazer parte de uma dieta saudável.

SAIBA MAIS
shutterstock_251025229

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS
shutterstock_118310938
lactose free

INTOLERÂNCIA À LACTOSE. EU TENHO, E AGORA?

Sem susto. A intolerância à lactose é mais comum do que você imagina e pode ser controlada.

SAIBA MAIS

ESPECIAL DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Confira 6 maneiras de diminuir o açúcar na dieta.

SAIBA MAIS
shutterstock_296066060

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.