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Açúcares: conheça as opções para uma vida mais saudável

O açúcar está presente em quase tudo o que comemos, e ele aumenta nossos níveis de dopamina e serotonina, substâncias produzidas no cérebro que estão associadas ao prazer e bem-estar.

Quando consumido em excesso, é armazenado sob a forma de triglicérides, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ganho de peso, diabetes e hipertensão.

No mercado atual, e com o crescimento da ‘’consciência fitness’’, sobre viver um estilo de vida saudável, as pessoas andam enfrentando certas dificuldades, como, na hora de escolher as melhores opções de açúcares e adoçantes.

Segue algumas dicas com opções de açúcares e adoçantes para uma vida mais saudável:

Açúcar de coco: é um ótimo substituto do açúcar comum, por ser 100% natural. Possui baixo índice glicêmico, menor do que o açúcar da cana, sendo benéfico para dietas de emagrecimento. Fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6) e de ferro, zinco, potássio e magnésio.

Agave: substituto natural do açúcar, sendo extraído de uma planta. É fonte de minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio e apesar de ser mais doce que o açúcar, ele tem um menor índice glicêmico, demorando mais tempo para liberar glicose no sangue. Isso, não só evita picos de insulina, como também promove mais saciedade.

Mel: apesar de ser de origem natural possui alto índice glicêmico. Dentre seus benefícios, podemos ressaltar seu efeito energético, a ação antibacteriana e anti-inflamatória, o efeito antioxidante, e a sua relação com o bom funcionamento do intestino.

Stevia: é um adoçante natural, derivado de uma planta. Não possui substâncias causadoras de câncer e não é metabolizado pelo organismo. Além disso, pode ser utilizado em dietas para perda de peso, em preparações quentes e frias, além de previne a formação de cáries. Suas folhas podem ser usadas para adoçar naturalmente chás, mas apesar de todos os seus benefícios, possui sabor residual.

Xilitol: adoçante substituto do açúcar, com poucas calorias e de origem natural. Por não aumentar os níveis de açúcar no sangue, traz inúmeros benefícios à saúde, como, prevenir síndromes metabólicas e cáries e contribuindo com o controle da diabetes.

Eritritol: este tipo de adoçante é muito parecido com o xilitol, mas não possui calorias e adoça na mesma proporção que o açúcar brando. Não aumenta os níveis de glicose no sangue, evitando picos de insulina, prevenindo cáries, assim como também não prejudica o sistema gastrointestinal.

Mel Orgânico

Produzido pelas abelhas a partir do néctar das plantas e estocado em favas.

Benefícios: 

  • Bactericida: auxilia no combate a infecções;
  • Antisséptica: inibe a proliferação de microorganismos, evitando ou reduzindo o risco de infecções;
  • Antiinflamatória: atua no combate a inflamações, como as de garganta;
  • Aumento da imunidade: eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de problemas pulmonares e de garganta.

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Açúcar de Coco

Açúcar extraído do Coco.

Benefícios:

  • É um ótimo substituto do açúcar comum, já que adoça igual;
  • Possui baixo índice glicêmico, menor do que o açúcar da cana, sendo benéfico para dietas de emagrecimento ou para pessoas com diabetes;
  • Fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6) e de ferro, zinco, potássio e magnésio;
  • Não é processado, adulterado ou filtrado, não contém conservantes;
  • É uma opção de açúcar 100% natural;
  • Sem glúten e sem leite/lactose.

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