Alimentos que reduzem os sintoma da tpm

ALIMENTOS QUE ALIVIAM A TPM

A Tensão Pré-Menstrual pode ser identificada por sinais e sintomas, que se manifestam na semana que precede a menstruação, desaparecendo em alguns dias após o fluxo menstrual. Alguns dos sintomas são: ansiedade, irritabilidade, tensão, tristeza, apetite aumentado, acne, crises de choro etc.

Mas toda mulher tem TPM?

Segundo estudos, de 73% a 95% das mulheres em idade fértil apresentam pelo menos algum sintoma com leve intensidade, e apenas de 3% a 11% sofrem de transtornos com alta intensidade, podendo comprometer a rotina.

Mas o que podemos fazer para acabar com esse sofrimento?

Com uma alimentação variada, balanceada e um consumo diário adequado de água podemos atingir nosso objetivo. E existem alguns alimentos que ajudam a reduzir os sintomas da TPM, vamos conhecê-los?

– Chocolate 70% cacau: estimula a produção de serotonina e dopamina, hormônios relacionados à melhora de humor, já que sabemos que um dos sintomas da TPM é o mau humor. A recomendação para obter os benefícios é consumir 30 gramas diariamente.

– Linhaça: contém em sua composição grandes quantidades de lignanas, um fitoestrógeno com ação similar ao estrógeno que auxilia no combate dos sintomas da TPM. Encontramos opções em cápsulas e sementes.

– Óleo de prímula e borragem: auxiliam na produção de substâncias de efeito anti-inflamatório, necessárias na formação de compostos que regulam os hormônios femininos. Contribuem para diminuir a mastalgia (dor nas mamas). Nas lojas, podemos encontrar os dois óleos em cápsulas.

– Soja e derivados: por conter isoflavonas, o fitoestrógeno presente na soja, atuam na prevenção e no controle dos sintomas da TPM, pois possuem estrutura química similar ao estrogênio (hormônio sexual feminino), ligando-se aos seus receptores. Podemos consumir de diversas formas: grãos, proteína texturizada, tofu, bebida de soja, farofas e cápsulas.

– Gengibre: tem propriedade anti-inflamatória, que ajuda a diminuir sintomas como cólica. Tente adicionar o gengibre cortado nas sopas, nos ensopados e sucos, ou mesmo utilize-o na forma de chá.

Alguns estudos sugerem que a prática de atividade física pode atenuar os sintomas da TPM, por isso, lembre-se: exercício físico é essencial em todos os momentos de nossa vida.

Fonte: Priscila Gomes

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_220046971

ANSIEDADE: APRENDA A DOMINÁ-LA!

Você sabia que a alimentação pode aliviar ansiedade?

SAIBA MAIS

MÃE MULTITAREFAS: COMO SE MANTER SAUDÁVEL NA CORRERIA DO DIA A DIA

Para esse Dia das Mães, pare um minutinho e vem saber como cuidar melhor da sua saúde.

SAIBA MAIS
cuidados-dia-das-maes

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS
shutterstock_118310938

QUAIS OS TIPOS DE DIABETES?

Descubra a diferença entre os três.

SAIBA MAIS
DOENÇA-CELÍACA

DOENÇA CELÍACA: COMO TRATAR

Alimentos e suplementos para tratar a intolerância ao glúten.

SAIBA MAIS

GRAVIDEZ: CARDÁPIO ESSENCIAL DA FUTURA MAMÃE

Estou grávida! E agora, o que não pode faltar na minha alimentação?

SAIBA MAIS
shutterstock_111847394-(1)

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.