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ALIMENTOS QUE COMBATEM A GRIPE

Com a chegada da época mais fria do ano, ficamos mais suscetíveis às gripes e aos resfriados e para que isso seja evitado é fundamental manter o sistema imunológico reforçado.
Para ajudar, listamos agora os alimentos que devem fazer parte da sua alimentação para evitar esses problemas:
Peixes: em peixes de água fria, como sardinha, salmão, cavalinha e outros, encontramos o ômega-3, um tipo de gordura que apresenta ação anti-inflamatória e, assim, pode ajudar no alívio dos sintomas de gripes e de resfriados. Se não for possível consumi-los com regularidade, inclua cápsulas de óleo de peixe na sua rotina.
Alho: contém alicina, um potente antioxidante, que atua reforçando o sistema imune. Para que seus benefícios sejam aproveitados, deve ser consumido cru. Se não gostar de consumi-lo dessa forma, as cápsulas de óleo de alho podem ser uma boa opção.
Erva-doce: é um expectorante natural e pode ajudar a diminuir a congestão no peito e acalmar a tosse persistente.  A erva-doce pode ser utilizada em várias preparações, crua ou assada, e na forma clássica de chá.
Cogumelos: contêm antioxidantes, que aumentam a imunidade, além de potássio, vitaminas do complexo B e fibras. O cogumelo shiitake, por exemplo, contém lentinan, um nutriente que além de reforçar o sistema imune, tem sido relacionado com propriedades anticancerígenas.
Carnes magras: por meio delas obtemos proteínas que são responsáveis não só pela manutenção muscular, mas também pelo desenvolvimento das células de defesa do organismo, os anticorpos. Opte pelas versões branca e sem gordura, como frangos (se possível orgânicos) e peixes.
Chocolate amargo: além de potentes antioxidantes, o cacau contém zinco, um mineral essencial para o melhor desenvolvimento das células de defesa do organismo. 30 gramas por dia dos chocolates com informação na embalagem de que contêm mais de 70% de cacau já é o suficiente para se obter todos os benefícios.
Castanha-do-brasil: ricas em proteínas, em gorduras saudáveis e em selênio, um mineral que é essencial para a função imunológica adequada, além de poder ajudar a proteger o organismo de infecções e de resfriados. A recomendação de consumo é de 1 a 2 unidades por dia.
Semente de girassol: uma das melhores fontes naturais de vitamina E, um antioxidante que protege as paredes celulares de danos. Uma única colher de sopa contém 30% da ingestão diária recomendada de vitamina E.
Cenouras e batatas-doces: assim como outros alimentos de coloração amarelada e alaranjada são ricas em betacaroteno. Quando comemos esses alimentos, nosso corpo converte esse composto orgânico em vitamina A, que é essencial para a manutenção de um sistema imunológico resistente. A vitamina A é especialmente importante na manutenção das membranas mucosas que revestem o nosso nariz e a nossa garganta, que são uma das primeiras linhas de defesa do organismo e devem se manter saudáveis e funcionando adequadamente.
Blueberries: frutas ricas em antocianina, um antioxidante que atua no reforço do sistema imunológico.

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