SAÚDE-DIGESTIVA-ALIMENTOS-QUE-MELHORAM-A-DIGESTÃO

ALIMENTOS QUE MELHORAM A DIGESTÃO

Com a alteração no perfil alimentar da população, as queixas relacionadas à saúde digestiva estão cada vez mais frequentes. A alimentação rica em comidas gordurosas, as refeições calóricas e o baixo consumo de frutas, de verduras e de legumes faz com que casos de azia, flatulência e prisão de ventre sejam sintomas cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Alterações simples no hábito alimentar auxiliam positivamente no controle desses sintomas.

Aprenda algumas dicas e conheça alguns alimentos que facilitam sua digestão:

Chia: semente riquíssima em fibras, regula o funcionamento intestinal.

Óleo de Coco: possui ação antifúngica e antibacteriana e ácidos graxos que melhoram a digestão. O produto regula a função intestinal, ajudando a eliminar bactérias patogênicas, favorecendo, assim, o crescimento da flora intestinal.

Manteiga Ghee: é uma manteiga clarificada, a qual, ao contrário de outros óleos que retardam a digestão, estimula a secreção de alguns ácidos que aceleram e facilitam sua digestibilidade.

Abobrinha e Ameixa: em razão de seus altos teores de fibras, têm leve poder laxante, o que higieniza as paredes do intestino, além de atuarem no controle da prisão de ventre.

Iogurtes Probióticos: os probióticos são bactérias boas, as quais, em contato com a mucosa intestinal, favorecem a proliferação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal.

Suplementos Probióticos: o consumo desses suplementos pode complementar a ingestão de alimentos ricos nessas bactérias e auxiliam na reconstituição da flora intestinal.

Cebola, Alho, Tomate, Aspargo, Alcachofra, Banana-verde, Cevada, Centeio, Aveia, Trigo e Mel: são alimentos prebióticos, que nutrem e promovem o crescimento dos probióticos (bactérias benéficas na nossa flora intestinal).

Mamão e Abacaxi: essas duas frutas possuem, naturalmente, enzimas em sua composição: a bromelina e a papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão, principalmente de proteína.

Azeite Extravirgem: controla a formação excessiva de ácidos gástricos, facilitando a digestão e evitando azias e outros desconfortos digestivos.

Chás Digestivos: o chá de hortelã e o chá de gengibre ajudam na digestão por regularizarem a acidez do estômago e por evitarem o sintoma de empachamento. O consumo recomendado é de 1 xícara (chá), 20 minutos antes das refeições.

Enzimas Digestivas: podemos completar o tratamento com a utilização das enzimas digestivas, auxiliando na quebra de grandes partes e acelerando a digestibilidade das refeições.

Hábitos Importantes:

– Mastigue bem os alimentos. Lembre-se, o seu estômago não possui dentes para finalizar a sua mastigação.

– Evite o consumo de líquidos durante as refeições.

– O aumento do consumo de fibras só possui efeito benéfico se acompanhado do consumo regular de no mínimo 2 litros de água por dia.

 

Fonte: Carolina Berger – Nutricionista da Rede Mundo Verde.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

9

H1N1 x GRIPE COMUM: SAIBA A DIFERENÇA

Veja o que muda entre os tipos de gripe.

SAIBA MAIS

COMO PERDER PESO NO ANO-NOVO

Ano-novo, vida nova e corpo novo também.

SAIBA MAIS
PERDER-PESO-NO-ANO-NOVO.-DESVENDE-ESSE-MISTÉRIO

EVITE UNHAS AMARELADAS NO VERÃO

Saiba como manter as unhas branquinhas na praia ou piscina.

SAIBA MAIS
4

11 ALIMENTOS QUE AUXILIAM NA DETOX

Dieta detox caseira? É pra já!

SAIBA MAIS
11-alimentos-detox
shutterstock_118310938

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS

FESTA JUNINA GOSTOSA E SAUDÁVEL

Sim, tem como aproveitar as guloseimas juninas de forma saudável.

SAIBA MAIS
FESTA-JUNINA-ALÉM-DE-GOSTOSA,-ELA-PODE-SER-SAUDÁVEL

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.