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ANSIEDADE: APRENDA A DOMINÁ-LA!

Só quem é ansioso sabe como é difícil seguir o dia com tanta inquietação e com todas as situações desastrosas que nossa imaginação cria. O primeiro passo para resolver esse problema, dependendo do grau de ansiedade que você está enfrentando, é procurar um profissional capacitado para te ajudar. Mas você sabia que a alimentação também pode dar aquele alívio?

Temos evidências crescentes sugerindo que o consumo de determinados alimentos podem representar uma estratégia alternativa para combater ou retardar os sintomas de ansiedade e depressão.

Vamos descobrir como!

Alimentos integrais

Os carboidratos provenientes dos cereais podem combater a indesejada ansiedade, pois eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição. Prefira os integrais e com baixo índice glicêmico, como por exemplo, arroz integral, aveia, batata doce, pipoca e maçã.

Alimentos ricos em magnésio

Castanhas, farelo de trigo, cereais integrais, sementes como girassol, abóbora e gergelim: estes alimentos são ricos em magnésio, que auxilia no relaxamento do sistema nervoso e da musculatura. Este nutriente também é um bloqueador natural de um receptor cerebral que pode levar a irritabilidade, ansiedade, depressão e stress.

Peixes

Peixes como cavala, atum, sardinha e salmão são os queridinhos ricos em ômega 3. Essa gordura faz com que a membrana celular que reveste nossas células cerebrais, chamadas neurônios, tenha mais fluidez, facilitando a passagem de informações.

O consumo em excesso dos ácidos graxos ômega 6 e a baixa ingestão de ômega 3 tem sido relacionado com o aumento da incidência de desordens psiquiátricas.

Banana

Além de ser rica em carboidratos, a fruta carrega alto teor de triptofano, ajudando na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.

Cacau

Mais um alimento rico em triptofano, mesmo aminoácido presente na banana e ainda rico em magnésio, nutrientes necessários para a produção de serotonina. Dê preferência para o uso do cacau em pó em smoothies, mas também é muito bem vindo aquele chocolate meio amargo. Quanto maior o teor de cacau, mais saudável e mais benefícios traz à saúde.

Levedo de cerveja

Excelente fonte de vitaminas do complexo B. A deficiência, principalmente de vitamina B6, prejudica a produção da famosa serotonina. As vitaminas do complexo B são chamadas de co-fatores, ou seja, sem elas, diversas reações ficam prejudicadas no organismo, inclusive o funcionamento cerebral.

Chá de Camomila

Exerce função calmante sobre o sistema nervoso e induz o sono. Possui em sua composição um flavonóide chamado Apigenina, responsável por sua coloração e também pelo seu efeito ansiolítico, mas não sedativo.

E aí, está esperando o que para fazer do alimento o seu novo remédio?

FONTE: Nutricionista Jaqueline Fagundes

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