480 × 445_colesterol

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: Mundo Verde apoia essa causa.

Conscientização e prevenção foram os principais motivos para estabelecer o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, uma vez que, o colesterol alto é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC.

Os dados são alarmantes, segundo o Ministério da Saúde, hoje 40% dos brasileiros possuem colesterol alto e cerca de 20% das crianças brasileiras já são diagnosticadas com o mesmo problema, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Dados estes que vêm aumentando nos últimos anos, denominando o que chamamos de epidemia ou problema de saúde pública.

O colesterol alto não apresenta sintomas e por isso, em muitos casos, o diagnóstico tardio, aumenta o risco de consequências maiores. Dentre suas causas, o fator genético precisa ser considerado, mas os hábitos de vida são determinantes.

Você sabe o que é o colesterol?

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o colesterol é um composto químico da família do álcool e com consistência de cera macia, sendo essencial à vida. Sintetizado pelo fígado no que se refere à maior parte que o organismo necessita, seu restante é adquirido através dos alimentos ingeridos.

Mesmo sendo considerado um “vilão” por muitas pessoas, o colesterol desempenha inúmeras funções importantes a saúde, como por exemplo, fazer parte da estrutura das membranas celulares, precursor da vitamina D, influencia no bom funcionamento cerebral e cognitivo, como também participa da produção de sais biliares e hormônios.

No entanto, a má alimentação e o sedentarismo, ao longo da vida, podem levar ao aumento anormal dos níveis de colesterol, tornando-o prejudicial ao organismo. Por isso, a prevenção é o melhor remédio.

O tratamento é unanime entre os profissionais da saúde e inclui a mudança nos hábitos alimentares e prática de atividade física. Considerando também que doenças como a diabetes tipo 2, hipertensão, álcool e tabagismo são fatores de risco para o aumento do colesterol, é preciso ficar ainda mais atento.

Quando o assunto é nutrição e alimentação, as fibras presentes nos cereais integrais, frutas, verduras e legumes, são muito bem-vindas para controle das taxas de colesterol no sangue e merecem destaque as farinhas de berinjela e farelo de aveia. Gorduras boas também são necessárias e podemos citar, os peixes ricos em ômega 3 ou o suplemento encapsulado, azeite de oliva extra virgem, óleo de abacate e também as oleaginosas, como castanhas e nozes.

O estilo de vida faz toda diferença nesse processo e precisa ser encarado como ponto chave no tratamento. Como dizem: Prevenir é melhor do que tratar!

Ômega 3

Cápsulas de Óleo de Peixe 1000mg.

  • O óleo de peixe é fonte de ômega 3, ácido graxo essencial, isto é, gorduras boas que nosso organismo não produz e, por isso, deve ser obtido através da suplementação nutricional ou da alimentação;
  • Auxilia no controle e redução do colesterol, triglicerídeos e pressão arterial;
  • Fonte de DHA melhora a memória e a concentração;
  • Ajuda a prevenir o Alzheimer;
  • Minimiza os sintomas da depressão;
  • Ajuda no desenvolvimento mental e visual dos bebês quando ingerido na gestação;
  • Possui ação anti-inflamatória.
  • Óleo isento de contaminação por metais pesados.

Sugestão de consumo: Ingerir 3 (três) cápsulas ao dia, ou conforme orientação de nutricionista ou médico

Imagem1

Farelo de aveia

  • O farelo de aveia é a casca externa do grão, onde se concentra a maior parte das fibras
  • Auxilia no bom funcionamento intestinal
  • Promove saciedade
  • Controla as taxas de glicose e colesterol no sangue
  • Opção para adicionar em vitaminas, sucos, leite, frutas e em receitas de pães e bolos
  • Vegano.

Imagem1

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

Alimentos que reduzem os sintoma da tpm

ALIMENTOS QUE ALIVIAM A TPM

Ansiedade, irritabilidade, tensão, tristeza, apetite aumentado, acne, crises de choros: como evitar?

SAIBA MAIS

5 DICAS PRA DORMIR EM DIAS ESTRESSANTES

Aqui estão algumas dicas pra se desligar e pegar no sono.

SAIBA MAIS
2

COMO REFORÇAR A IMUNIDADE NO OUTONO

Mantenha-se saudável mesmo com as oscilações de temperatura.

SAIBA MAIS
VOCÊ-SABE-COMO-REFORÇAR-A-SUA-IMUNIDADE-NO-OUTONO

RASPBERRY: EMAGREÇA COM SAÚDE!

Já ouviu falar da raspberry? No Brasil é mais conhecida como framboesa. Essa frutinha é tão poderosa, porém, infelizmente não está no hábito alimentar do brasileiro. Mas depois dessa leitura, … Continue lendo “RASPBERRY: EMAGREÇA COM SAÚDE!”

SAIBA MAIS
Raspberry
detox-carnaval

DETOX PÓS-CARNAVAL

Acabou a folia! É hora de se cuidar.

SAIBA MAIS

VOCÊ CONHECE O REIKI?

Ententa por que você deve aderir a essa técnica.

SAIBA MAIS
quinta_feira-Você-conhece-o-reiki

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.