doces

DIMINUA A COMPULSÃO POR DOCES

O consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares predispõe ao desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, além da diminuição da função imune. São pobres em vitaminas, minerais, antioxidantes e, ainda, podem se tornar um vício.

A compulsão por doces pode ocorrer quando há o consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares, causando um pico de glicose no sangue, que leva ao aumento dos níveis de insulina para a redução da glicemia. Essa redução causa o desejo por mais alimentos como açúcar e carboidratos refinados para o fornecimento de energia, gerando um círculo vicioso, que pode causar episódios de compulsão.

Outro motivo é que após a ingestão de açúcar há maior liberação de dopamina, que gera mecanismos compensatórios, similares aos das drogas ilícitas, causando comportamentos compulsivos.

Níveis baixos de serotonina (neurotransmissor relacionado ao bom humor) e a deficiência de nutrientes como magnésio, cromo e vitaminas do complexo B também podem estar relacionados com o desejo aumentado pelo consumo de doces.

Algumas dicas simples podem ajudar a controlar a compulsão por doces:

 

  • Procure realizar de 5 a 6 refeições ao longo do dia, evitando permanecer mais de 3 horas seguidas sem se alimentar. Isso irá controlar seus níveis de glicemia e a fome.
  • Consuma uma porção de oleaginosas antes do almoço: as oleaginosas são fontes de gorduras (insaturadas) que retardam a digestão. Consuma 1 punhado (30g) de nozes, castanhas, amêndoas ou pistache.
  • Comece suas refeições principais com saladas: os legumes e as verduras são excelentes fontes de fibras, que retardam a liberação de açúcar no sangue, além de atuar como uma “esponja”, absorvendo parte da gordura ingerida e eliminando-a por meio das fezes.
  • Inclua cereais integrais em suas refeições. São boas fontes de carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Eles devem ser consumidos principalmente naquelas refeições em que há maior desejo por doces.
  • O consumo de alimentos fontes de proteína, animal e vegetal, é importante para o aumento da saciedade e, assim, para diminuir a compulsão por doces.
  • Evite o consumo de açúcares, doces, refrigerantes, cafeína e bebidas alcoólicas.
  • Pratique atividades físicas regularmente. Quando nos exercitamos, há liberação de substâncias que trazem a sensação de bem-estar.

 

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

COMPULSÃO-ALIMENTAR

QUER CONTROLAR A COMPULSÃO ALIMENTAR?

Os probióticos serão seus melhores amigos nessa dieta.

SAIBA MAIS

SUPERALIMENTOS PARA A SAÚDE DA MULHER

Pode anotar, esses alimentos não devem ficar fora do cardápio.

SAIBA MAIS
SUPERALIMENTOS-PARA-A-SAÚDE-DA-MULHER

CONA – ENXERGUE O LADO VERDE DA VIDA

Você conhece as terapias e tratamentos do CONA Saúde Natural?

SAIBA MAIS
27

10 ALIMENTOS QUE AS NUTRIS CONSOMEM TODOS OS DIAS

Se tá no cardápio delas, não pode faltar no seu. Dá uma olhada nessa lista indispensável das nutris!

SAIBA MAIS
10-Alimentos-nutricionista-todos-os-dias
480 × 445_colesterol

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: Mundo Verde apoia essa causa.

Conscientização e prevenção foram os principais motivos para estabelecer o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, uma vez que, o colesterol alto é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, … Continue lendo “Dia Nacional de Combate ao Colesterol: Mundo Verde apoia essa causa.”

SAIBA MAIS

REFEIÇÃO OU SMARTPHONE: ONDE ESTÁ SUA ATENÇÃO?

Comer vendo TV faz mal? Vale o mesmo pro smartphone!

SAIBA MAIS
22

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.