INTOLERÂNCIA A LACTOSE E ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE

Apesar de serem desencadeadas pelo mesmo alimento e causarem sintomas parecidos, são diferentes e requerem tratamentos individualizados.

 

A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade do organismo de digerir a lactose (açúcar presente no leite e seus derivados) pela deficiência ou pela falta da enzima lactase, tornando o leite um alimento de difícil digestão. A intolerância pode acontecer a qualquer momento, desde a infância, podendo se agravar na vida adulta.

 

Os sintomas mais comuns são: Diarreia (sintoma mais comum), náuseas, dor e distensão abdominal e gases.  A intensidade dos sintomas é decorrente da quantidade de lactose ingerida e da tolerância de cada pessoa. O uso de enzima lactase, pode permitir o consumo destes alimentos e evitar reações indesejáveis.

 

A alergia a proteína do leite é provocada pelas proteínas presentes no leite, que são identificadas pelo sistema imunológico como um agressor, uma substancia estranha e que precisa ser combatida. Neste caso, as principais reações são: diarreia, distensão abdominal e gases, mas também pode causar lesões na pele (urticária e coceira), problemas respiratórios, inflamação da mucosa intestinal ou mesmo feridas e sangramentos intestinais.

 

Tais sintomas são desencadeados na primeira infância e a alergia é descoberta logo no inicio, podendo melhorar com o passar dos anos. Neste caso, deve-se excluir da alimentação, durante toda a vida, leite e seus derivados que contenham sua proteína, a fim de evitar a reação alérgica pelo organismo.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

verao-saudavel

VERÃO SAUDÁVEL

A quantidade de roupa diminui e a atenção com o corpo aumenta.

SAIBA MAIS

QUER CONTROLAR A COMPULSÃO ALIMENTAR?

Os probióticos serão seus melhores amigos nessa dieta.

SAIBA MAIS
COMPULSÃO-ALIMENTAR

MASSAGEM MODELADORA FUNCIONA MESMO?

Descubra os benefícios dessa prática aqui.

SAIBA MAIS
Massagem modeladora funciona mesmo?

10 RAZÕES PARA CONSUMIR ORGÂNICOS

Hora de colocar alimentos orgânicos no cardápio.

SAIBA MAIS
razões-consumir-organicos
5-dicas-para-comer-bem-com-as-criancas

5 DICAS PARA COMER BEM NAS FÉRIAS ESCOLARES

Comer besteiras nas férias? Nada disso! Saiba como manter a alimentação saudável.

SAIBA MAIS

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS
shutterstock_38435221-(1)

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.