shutterstock_134140520

TÊNIS DE CORRIDA: COMO ESCOLHER?

Peça indispensável na prática esportiva, os tênis de corrida são desenvolvidos para proteger os pés do impacto e otimizar o desempenho do atleta. Eles são agrupados em cinco categorias: estabilidade, minimalista, amortecimento, performance e trilha, entre as quais cada um é ideal para um tipo específico de atleta. Mais do que estilo, marca ou cor, a escolha do tênis ideal deve estar de acordo com o controle de sobrecarga e seus objetivos. Três pontos devem ser levados em consideração na hora de comprar seu tênis:

Tipo de pisada

Neutra: é a pisada normal, em linha reta, quando desde o peito do pé até o calcanhar tocam o solo. Esta pisada é equilibrada em relação à pronação e supinação. É a pisada mais eficiente e possui risco menor de lesão.

Supinada: conhecida como “pisar para fora“, esta pisada é característica daqueles que só usam a parte externa do pé, provocando a concentração nos dedos de fora, o que pode resultar em lesões nos joelhos.

Pronada: acontece quando se pisa para dentro. Ela afeta os tornozelos, joelhos e quadril. Utilizar o tipo inadequado de tênis pode causar sérias lesões.

Tipo de arqueamento

Normal: o pé normal possui grau de pronação leve, arco normal e tem facilidade de absorver impactos. Sua pegada possui uma faixa larga entre o calcanhar e a parte frontal do pé.

Chato: pé com arco baixo e alto grau de pronação. Geralmente deixa quase todo seu formato em uma pegada.

Elevado: pés com arco elevado tendem a deixar apenas uma faixa estreita entre o calcanhar e a parte frontal, deixando pouco espaço para a absorção de impacto.

Categorias de tênis e seu objetivo

Minimalistas: tendência dos últimos anos, os tênis minimalistas possuem sola fina e não têm amortecimento, tornando a corrida tão natural quanto andar descalço.

Trilha: como o nome já diz, essa categoria foi desenvolvida especialmente para trilhas e terrenos irregulares. São mais duráveis, flexíveis e possuem maior tração.

Estabilidade: estes são indicados para treinos longos e pessoas de grande ou médio porte. Proporcionam mais firmeza e controle de movimento e ajudam a corrigir a pisada do atleta.

Performance ou competição: desenvolvidos para melhorar o desempenho e as corridas de ritmo rápido, esses modelos são mais leves. Diferem entre si na estabilidade.

Amortecimento: feitos para absorver e minimizar o impacto, os tênis de amortecimento são ideais para atividades longas.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

2

5 DICAS PRA DORMIR EM DIAS ESTRESSANTES

Aqui estão algumas dicas pra se desligar e pegar no sono.

SAIBA MAIS

DICAS PARA PREVENIR A OSTEOPOROSE

Saiba como prevenir a doença de maneiras bem simples.

SAIBA MAIS
previnir-osteoporose-alimentos-calcio

OSTEOPOROSE, COMO PREVENIR?

Previna a doença que atinge 10 milhões de pessoas no País.

SAIBA MAIS
shutterstock_366258461

SAIBA TUDO SOBRE A DOENÇA CELÍACA

Celíacos são pessoas alérgicas a glúten. Descubra tudo sobre o tema!

SAIBA MAIS
shutterstock_238201477
shutterstock_177029225

5 ALIMENTOS QUE DIMINUEM DORES NAS ARTICULAÇÕES

Tudo estalando? Combine alguns hábitos com esses alimentos.

SAIBA MAIS

9 ALIMENTOS ESSENCIAIS EM UMA DIETA DETOX

Esses alimentos são essenciais para eliminar as toxinas do organismo.

SAIBA MAIS
9-ALIMENTOS-ESSENCIAIS-EM-UMA-DIETA-DETOX

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadê meu Mundo Verde?
Encontre aqui a loja mais pertinho de você.